Secretaria de Trabalho e Ação Social comemora Dia Internacional da Mulher

Na semana em que se comemoram as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, a Secretaria de Trabalho e Ação Social realizou, no último dia 07 de março, um evento com o objetivo de valorizar a mulher, bem como fortalecer os vínculos comunitários estimulando o empoderamento e autonomia das mulheres atendidas nas atividades oferecidas pela Prefeitura Municipal de Araguari através da Secretaria.

O evento comemorativo contou com a presença de mulheres participantes das atividades oferecidas pelos serviços do PAIF - Programa de Atenção Integral à Família e SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, pelos serviços do PAEFI - Programa de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos no CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, além das usuárias do CEGER – Centro de Geração e Renda, PAIS - Programa de Ação e Integração Social , MUP- Micro Unidade de Produção e Centro de Convivência do Idoso.

Na oportunidade várias atrações se destacaram, como a apresentação de dança, interpretando a música “New York New York” de Frank Sinatra, coreografada pelo dançarino Humberto da Silva e apresentada pelo grupo de idosos usuários do Centro de Convivência do Idoso.

Outros números musicais se destacaram durante o evento, como a apresentação do casal, Sueli da Costa Souza e Sebastião Pereira de Souza – integrantes da Paróquia do Rosário, e também com o Grupo Emcantar, que levou para o evento canções cheias de poesia e cultura.

Para a Secretária Eunice Mendes a data é justa de ser comemorada, pois é a mulher que em seu íntimo tem a magia de fazer tudo se realizar.

“Em estradas sinuosas e árduas, com firmeza e com doçura, é a mulher que dá colo, que dá peito, que dá um jeito enfrentando tudo e usando seu poder para fazer bem feito tudo acontecer. Se agitam, revolucionam e dão vida ao mundo. Portanto, sem elas o mundo não teria vida, e se tem vida, ela precisa ser celebrada, mais que isto, a mulher precisa ser valorizada. Trago aqui a minha admiração por todas as mulheres, por suas histórias, suas trajetórias e caminhadas cheias de marcas que dão sentido a vida”, destacou Eunice Mendes.

O dia 8 de março é o resultado de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres por melhores condições de trabalho além dos direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX. E foi com o objetivo de debater e discutir o papel da mulher na sociedade atual que a data foi criada. Um esforço para diminuir o preconceito e promover ainda mais a valorização da mulher. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

FOTO: Secretaria de Trabalho e Ação Social