Secretaria de Saúde realiza reunião para mobilização do Comitê de Enfrentamento ao Aeds Aegypti
A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na última sexta-feira (27) uma reunião de mobilização do Comitê de Enfrentamento ao Mosquito Aeds Aegypti.
A reunião contou com a participação de representantes da Polícia Militar e Polícia de Meio Ambiente, Exército, Secretaria de Governo, vários setores da Secretaria de Saúde como: Atenção Primária, UBS- Unidades Básicas de Saúde, Policlínica, Supervisores de Endemias e Presidentes de Associação de diversos Bairros.
O Aedes Aegypti é uma espécie de mosquito proveniente da África, atualmente distribuído em quase todo o mundo, especialmente em regiões tropicais e subtropicais, sendo dependente da presença humana no local para se estabelecer. Acredita-se que 35% da população mundial viva em áreas propícias à proliferação do mosquito. Atualmente o mosquito está bem adaptado a zonas urbanas, mais precisamente ao domicílio humano, onde consegue reproduzir-se e pôr seus ovos em pequenas quantidades. Recentemente, foi descoberto que a fêmea não se reproduz somente em água limpa e parada, pelo contrário, o mosquito pode se reproduzir em águas com altos níveis de poluição, como o esgoto. A fêmea observa vários fatores influenciáveis ao crescimento das larvas, como a temperatura, luminosidade e resquícios de matéria orgânica. As larvas do Aedes são sensíveis à luz, o que faz com que se desenvolvam bem em águas turvas. O mosquito é transmissor de doenças graves, como Dengue, Febre Amarela, Febre Zica e Chikungunya. O controle das suas populações é considerado assunto da saúde pública e por isso a Secretaria de Saúde realizou a reunião para a reestruturação do Comitê e informar aos membros sobre os trabalhos que serão prestados.
A Secretária de Saúde, Iara Borges, falou da reestruturação do comitê e do controle ao mosquito. “O comitê precisava de uma reestruturação que estamos hoje concluindo. Precisamos manter o controle do mosquito para evitar a proliferação de doenças transmitidas por ele. Vamos continuar trabalhando para proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população”, disse a Secretária.
“O comitê precisa trabalhar para erradicar as doenças transmitidas pelo mosquito, não só a dengue, mas todas as outras. Estamos trabalhando para fornecer ao araguarino mais conforto e bem estar”, enfatizou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).
Foto: Secretaria de Saúde