Secretaria de Saúde promove campanha chamando atenção para o “Julho Amarelo”

A prefeitura de Araguari, através da secretaria de Saúde, está promovendo a campanha “Julho Amarelo”, que é o mês da luta contra Hepatites Virais.
A hepatite é uma inflamação do fígado, muitas vezes assintomática. É fundamental que a pessoa tenha o conhecimento dos riscos, sintomas e formas de prevenção.
São cinco tipos de Hepatites virais: A, B, C, D, e E. As mais comuns são as Hepatites A, B e C, cada uma com características específicas de transmissão e tratamento.
Os vírus da Hepatite B e C são transmitidos por contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas e transmissão vertical de mãe para filho durante a gestação. Com o diagnóstico precoce há mais opções de tratamento e melhores chances de cura. O importante é sempre usar preservativos em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos cortantes ou de uso pessoal.
“É importante que a população se atente com relação aos diversos tipos de Hepatites Virais. A secretaria de Saúde, por meio do CAE oferece todos as informações e testes para que o cidadão possa ficar mais orientado sobre a doença”, destacou a secretária Soraya Ribeiro de Moura.
“Uma população bem orientada com a questão de saúde é importante para que tenhamos uma sociedade mais segura e sem riscos de várias doenças. Nossa gestão tem trabalhado junto a secretaria de Saúde oferecendo testes importantes como forma de prevenção”, disse o prefeito Renato Carvalho.
No centro de apoio Especializado – CAE, são oferecidos testes para detecção das Hepatites Virais e disponibilidade de todo suporte necessário para os portadores da doença. A prevenção é fundamental. Conheça mais sobre cada tipo de Hepatites Virais e suas particularidades. O centro de Apoio Especializado fica localizado na Rua Virgílio de Melo Franco, 281 – Centro, das 7h às 17h – Telefone 3241 8808.