Secretaria de Políticas sobre Drogas realiza palestra na SIPAT da VLI

A Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, atuando sempre junto às empresas, realizou a palestra “Álcool e outras drogas”, ministrada na SIPAT2017 da VLI, nodia 21 de julho, no pátio da referida empresa.

O tema escolhido visa contribuir com as ações internas da empresa, que busca munir seus colaboradores com informações atuais e relevantes, com vistas à uma maior qualidade de vida a todos os trabalhadores. Entre os tópicos abordados, foram apresentados os tipos de drogas, a classificação das Substâncias Psicoativas (SPA), os efeitos no SNC – Sistema Nervoso Central, a dependência química e os efeitos do uso de drogas na produtividade.

Quando o assunto é dependência química, a regra é a mesma em qualquer setor: prevenir é a melhor saída. De acordo com os dados da JIFE (Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes) para cada R$1,00 gasto em prevenção, economiza-se R$ 10,00 no tratamento do dependente. As empresas conceituadas e preocupadas com o bem-estar e a saúde de seus funcionários, como a VLI, tem feito sua parte investindo na SIPAT e em ações periódicas de prevenção.

Segundo o Secretário de Política sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza, o importante é a forma com que é transmitida a informação que se recebe. “Nós fazemos um trabalho de prevenção com crianças a partir de 05 anos de idade, pois acreditamos que é possível a conscientização dos malefícios do uso e abuso de drogas desde cedo”, destacou.

O Prefeito Municipal salientou a iniciativa. “Falar sobre drogas é sempre delicado. É uma temática que deve ser debatida em todos os ambientes, enfrentando-se de frente o problema e conscientizando o trabalhador sobre os malefícios que as drogas podem causar na vida profissional, familiar e social”, finalizou Marcos Coelho (PMDB).

A Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas também colabora com as empresas na conscientização dos funcionários na SIPAT, em palestras extraordinárias e encaminhando os dependentes, identificados nas empresas, ao tratamento indicado. Informações podem ser obtidas na Praça Gaioso Neves nº 129A, telefone3690-3033..

FOTOS:             Secretaria de Políticas sobre Drogas