Secretaria de Políticas Sobre Drogas realiza mais uma Blitz Educativa

Na tarde da última quarta-feira, 05/12, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, em parceria com a Secretaria de Trânsito, realizou mais uma Blitz Educativa conscientizando condutores de automóveis e motocicletas sobre direção segura. Dessa vez os pontos escolhidos foram as praças Manoel Bonito e Getúlio Vargas.

O Brasil é um dos países mais violentos no trânsito, o que o coloca, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em quarto lugar, entre os países americanos, no ranking de mortes causadas por acidentes. Fica atrás apenas de Belize, República Dominicana e Venezuela – a campeã. Infelizmente o número de  vidas perdidas em acidentes por ano no Brasil é superior à população de muitas cidades brasileiras. Mas, dentre as causas de acidentes no trânsito, o consumo abusivo de bebida alcoólica antes de dirigir vem aumentando as ocorrências com feridos, muitos deles com sequelas incapacitantes, e mortes.

As mortes por acidentes de trânsito no país estão em queda. Um levantamento do Ministério da Saúde aponta que, em seis anos, houve uma redução de 27,4% dos óbitos nas capitais do país. Em 2010, foram registrados 7.952 óbitos, contra 5.773 em 2016, o que representa uma diminuição de 2,1 mil mortes no período. Apesar da redução, o país segue longe da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê redução de 50% no número de vítimas em 10 anos, contados a partir de 2011.

A Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS) sobre o consumo de álcool pela população brasileira mostra dados preocupantes que podem estar relacionados a maioria dos acidentes: 24% da população brasileira consome bebida alcoólica uma vez ou mais por semana; 18,7 anos é a idade média do consumo do brasileiro, sendo que para homens é 17,9 anos e para as mulheres 20,6 anos; 13,7% da população admite o consumo abusivo de álcool nos 30 dias anteriores à Pesquisa, sendo 21,6% dos homens e 6,6% das mulheres; 5,9% dos brasileiros, com 18 anos ou mais admitiram ingerir abusivamente bebidas alcoólicas em 4 dias ou mais nos últimos 30 dias anteriores à PNS; 24,3% admitiram dirigir logo após consumir bebida alcoólica; entre cada quatro brasileiros, um dirige sob efeito de álcool; a proporção de pessoas que se envolveram em acidente de trânsito com lesões corporais nos últimos 12 meses anteriores à Pesquisa no Brasil foi de 3,1% da população geral, sendo que 7,5% foram os que referiram consumo abusivo e frequente de álcool.

Araguari não foge a realidade nacional. Muitos dos acidentes ocorridos nas via públicas da cidade e nas rodovias que cortam o município estão diretamente relacionados com o consumo de drogas lícitas/ilícitas e a combinação com a direção. Dentre as drogas, a mais comumente usada pelos condutores antes de dirigir é o álcool.

“Um dado que chama a atenção é que os mais jovens são os que apresentam maior prevalência de envolvimento em acidentes de trânsito, tanto na população em geral, quanto entre aqueles que consomem álcool abusivamente com frequência. Com a proximidade do período de festas os acidentes aumentam consideravelmente, é importante intensificar a conscientização desse público para evitarmos que vidas sejam perdidas pela inconsequência do ato de beber e dirigir.” Afirmou o Secretário da pasta de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza.

            A inconsequência e efemeridade dos comportamentos da juventude, aliados à glamorização do consumo abusivo de álcool presentes, atualmente, na cultura brasileira, também podem explicar um pouco essa o consumo abusivo de álcool.  A falta de transporte público e o estímulo à compra de veículos automotores estão diretamente relacionados com essa questão, principalmente, quando a sociabilidade do consumo de álcool ocorre, na maioria das vezes no período noturno. Compreendendo essa problemática, através de uma ótica interdisciplinar, a Secretaria de Políticas Sobre Drogas intensificará as Blitz Educativas com campanhas que eduquem e conscientizem as pessoas no sentido de desestimular e despersuadir a população a esses comportamentos tão perniciosos.

            “Os acontecimentos de final de ano devem ser de festejos e comemorações. Um acidente pode destruir várias famílias. É importante que sejam feitas campanhas produtivas para alertar os motoristas sobre a importância da prevenção dos acidentes no trânsito, principalmente os que são causados pelo uso do álcool e outras drogas.” Ressaltou o prefeito Marcos Coelho de Carvalho.