Secretaria de Políticas Sobre Drogas realiza abordagem aos andarilhos do Mercado Municipal de Araguari

Uma das reclamações recorrentes dos usuários do transporte público de Araguari é o grande número de dependentes químicos reunidos no Mercado Municipal. São registradas frequentemente queixas das pessoas que utilizam esse ponto de ônibus e os incômodos causados pelos usuários de álcool e outras drogas e, por vezes, tem registrado até mesmo brigas entre esses dependentes, o que coloca em risco a segurança das pessoas que necessitam utilizar o espaço público.

 

Na tarde da quarta-feira, (05), uma psicóloga e uma servidora da Secretaria de Políticas Sobre Drogas estiveram no local realizando abordagem técnica a todos os usuários presentes, oferecendo os cuidados da rede municipal e até mesmo o tratamento com internação em comunidades terapêuticas de Araguari e região sem custo algum.

 

A “abordagem efetiva” ou “abordagem de rua” realizada pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas tem o objetivo de atingir o público mais vulnerável, que já se encontra em situação de rua ou que usam locais públicos para fazer o uso de drogas. A abordagem possibilita oferecer ao usuário um tratamento e  a possibilidade da mudança de vida com mais dignidade.

 

“A ação realizada no mercado municipal foi positiva. Encaminhamos um senhor  para o tratamento na Comunidade Terapêutica SER Livre.  É um velho conhecido dos comerciantes locais e dos usuários do transporte público. Os outros usuários foram informados e sabem onde podem buscar ajuda caso queiram se tratar. Essas ações continuarão, tanto no Mercado Municipal, quanto em outros pontos estratégicos”,  informou o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Sousa.

 

O prefeito Marcos Coelho (MDB) manifestou apoio positivo à ação. “O usuário do transporte público merece ter garantidos o sossego e a segurança no espaço público, assim como o dependente químico também deve ter garantido o seu direito ao tratamento”disse o Prefeito.

 

 

FOTO: Secretaria de Políticas Sobre Drogas