Secretaria de Políticas sobre Drogas participa de audiência

Intuito é dar apoio às famílias de dependentes químicos e detentos

Na tarde dessa quarta-feira, 22, o Secretário de Políticas sobre Drogas de Araguari – Ailton Oliveira Sousa, participou de uma audiência presidida pelo Promotor Dr. Felipe Gomes de Araújo para tratar da reavaliação do Programa de Apoio às Famílias de Dependentes Químicos, desenvolvido pela Secretaria. A audiência aconteceu na 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araguari.

O programa de apoio é desenvolvido desde agosto deste ano e, apesar de vir apresentando resultados positivos, foi percebida pela equipe responsável pelo mesmo a necessidade de uma reestruturação para melhor acolher as famílias dos egressos e dos pré-egressos do sistema prisional que apresentam algum tipo de dependência química.

Uma das colocações feitas pelo Secretário de Políticas sobre Drogas, Aílton Oliveira Souza, é sobre a dificuldade encontrada pelos ex-detentos e por seus familiares de se inserirem no mercado de trabalho. “Nossa maior preocupação se deve ao fato de que, ociosos e sem remuneração, a probabilidade desses indivíduos terem uma recaída é muito maior,” destacou.

Foi pontuada a necessidade de encaminhamento destes para cursos profissionalizantes e técnicos, assim como a possibilidade de uma extensão da E.E. Padre Eduardo Jordi, que funciona no interior da unidade prisional, para receber os cursos. Outra colocação feita durante a audiência foi a adequação do local do CAPS –AD (Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e outras Drogas) para atendimento psicológico e terapêutico aos egressos e seus familiares.

Igualmente importante, ressaltou-se a necessidade da intervenção do Ministério Público e de demais parceiros na efetiva implantação, pela Subsecretaria de Políticas de Prevenção à Criminalidade do Estado de Minas Gerais, do PRESP (Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional).

Ainda na oportunidade, foi solicitado o incentivo para criação de fundo destinado para políticas sobre drogas.

Representantes de órgãos essenciais, como parceiros no desenvolvimento do Programa de apoio ao pré-egresso dependente químico e seus familiares, desenvolvido pela Secretaria de Políticas sobre Drogas, também compareceram na 7ª Promotoria: Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia; Presídio de Araguari; E.E. Padre Eduardo Jordi; CAPS – AD; SINE – Araguari (Sistema Nacional de Empregos) e Secretaria Municipal de Educação. Com a pronta atenção de todos em concentrar esforços para viabilizar soluções para as dificuldades enfrentadas, espera-se que, em breve, o Programa possa ser desenvolvido de forma ainda mais eficaz. Desta maneira, poderá oferecer não somente o apoio aos egressos do sistema prisional com dependência química e seus familiares, como também mais segurança à sociedade araguarina. Uma vez reintegrados no seio familiar e com ocupação profissional, indivíduos que já foram julgados, condenados e pagaram por seus delitos ou crimes, correm um risco muito menor de voltar a cometer os mesmos erros.

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) reiterou a importância da inserção dos egressos do sistema prisional à sociedade: “A Constituição diz que devemos oferecer assistência, cultura, educação e saúde para todos, e esse é o trabalho do Poder Executivo por intermédio das parcerias. Queremos preencher as lacunas daqueles que estão cumprindo sua pena através dessas atividades,” enfatizou.

FOTO:       Secretaria Municipal de Política sobre Drogas