Secretaria de Políticas Sobre Drogas ministra palestra para alunos do CEM Neusa Rodrigues

Na quinta-feira, 08 de março, considerado o “Dia Internacional da Mulher”, o C.E.M. Neusa Rodrigues Teixeira realizou uma noite de atividades para a comunidade escolar. Entre outras ações pedagógicas, a convite da instituição preocupada com alto índice de dependentes químicos que assola Araguari, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas ministrou a palestra “Família, filhos e drogas”

A abordagem foi feita em cima do papel que a família representa na formação do caráter dos filhos e por consequência na prevenção ao uso de drogas, podendo criar “Fatores de Risco” (circunstancias que tornam a pessoa mais vulnerável a assumir comportamentos arriscados, dentre eles o uso de drogas) ou “Fatores de Proteção” (são aqueles que equilibram as vulnerabilidades, reduzindo a chance de uma pessoa usar drogas).

O modelo de família ideal tem sofrido alterações durante o tempo. O padrão de família formado pelo pai, mãe e filhos tem sido substituído por várias outras formações. No entanto, não se pode esquecer que as suas funções continuam as mesmas: econômica (manutenção das pessoas), doméstica (oferecer abrigo, higiene etc.), cuidado com a saúde, lazer, socialização, afeição, educação e formação para a convivência na sociedade.

A comunidade escolar do Centro Educacional Municipal Neusa Rodrigues Teixeira teve contato, através das palestras, de dados técnicos sobre drogas lícitas e ilícitas, o padrão de consumo pelas crianças, jovens e adolescentes e como os pais podem agir na prevenção ao uso e abuso de drogas. Os pais foram informados também sobre o trabalho realizado pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas no acolhimento dos dependentes químicos e no encaminhamento dos mesmos para a rede de cuidados do município.

É só por meio do trabalho articulado e preventivo, que nós vamos ofertar para a comunidade outros caminhos que não sejam as drogas. É papel da família ensinar os princípios sociais, familiares e religiosos que darão aos adolescentes e jovens os motivos para dizer não e os ajudarão a manter suas decisões. Quando o assunto é drogas escola e família precisam se unir numa prevenção eficaz, uma vez que o número de adolescentes e jovens dependentes químicos vem aumentando assustadoramente”, ressaltou o Secretário de Políticas Sobre Drogas Aílton Oliveira de Souza.

Segundo o Prefeito Marcos Coelho (MDB) quanto mais informações os pais tiverem sobre a prevenção ao uso das drogas melhor será a orientação dada aos seus filhos “A proposta da Prefeitura através da Secretaria de Política Sobre Drogas vai muito além de mostrar para a comunidade a importância da prevenção do uso e abuso do álcool e outras drogas. São propostas e alternativas que abrange não somente o poder público, mas toda a sociedade em busca da prevenção do uso de drogas”, frisou.

FOTO: Secretaria de Políticas Sobre Drogas