Secretaria de Políticas Sobre Drogas abre inscrições para a Maratoninha Viva Livre
A Maratoninha Viva Livre vem sendo realizada desde 2014 por iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, todas as quatro edições anteriores foram realizadas no Bosque John Kennedy. A cada ano a ação vem reunindo mais e mais pessoas em torno de um mesmo objetivo: fortalecer o vínculo familiar através do esporte, da qualidade de vida e da promoção da cultura da paz aliada a uma vida sem drogas e sem violência.
O sucesso das edições anteriores foi muito grande e desde o início do ano a Secretaria de Políticas Sobre Drogas já recebe crianças e familiares procurando pela inscrição na Maratoninha.
Na edição de 2018 pretende-se mobilizar todas as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de Araguari, atingindo todos os alunos na faixa etária de 05 a 14 anos, incentivando-os a participarem do evento que será realizado no Bosque John Kennedy, no dia 22 de setembro a partir das 15h e 30 minutos. A Maratoninha Viva Livre já faz parte do calendário anual de eventos do Município com alusão as comemorações do Mês das Crianças.
No ano de 2017 foram inscritas aproximadamente 1000 crianças de Araguari, Uberlândia, Catalão, Brasília e de outras cidades da região, divididas em quatro categorias de acordo com a idade. Todas as crianças participantes recebem medalha de participação e os três primeiros lugares em cada categoria, feminino/masculino, recebem troféu e premiação. No ano de 2018 a expectativa é de que o número de inscrição seja superior ao da edição passada, uma vez que o público vem aumentando a cada ano.
As inscrições são realizadas gratuitamente e serão abertas no dia 10 de setembro, podendo ser realizada na sede da própria secretaria, das 7h da manhã às 18h. As 800 primeiras inscrições receberão, também gratuitamente, uma camiseta e número de peito personalizado para a participação. No dia do evento outras ações e brincadeiras também são oferecidas, além de pipoca, algodão-doce, picolé, sucos, pintura facial, cama elástica, touro mecânico, castelo inflável, guerra de cotonetes. Todas as atrações sem nenhum custo para as crianças.
“O objetivo do projeto é o de unir crianças e pais numa tarde de interação, chamando a atenção para a prática de esportes. Família e esportes são fatores de proteção na prevenção ao uso e abuso de drogas, quando unimos os dois o resultado só pode ser um grande sucesso, protegendo crianças e adolescentes desse grande mal que assola a sociedade atual.” Declarou o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Souza.
A sugestão da Secretaria é que no ato da inscrição seja feita a doação de 01 litro de leite de caixinha e 03 garrafas pets. Os leites serão doados para as instituições do município que trabalham com a recuperação do dependente químico e as garrafas pets serão utilizadas num projeto sustentável de decoração natalina.
FOTO: SECRETARIA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS