Secretaria de Política Sobre Drogas realiza projeto Café com Prosa

Ajuda profissional busca minimizar impactos causados pela dependência química

A Prefeitura Municipal de Araguari, através do Departamento de Cuidados da Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, está desenvolvendo, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF, o Projeto “Café com Prosa: Acolhendo com Amor”.

O projeto, que já desenvolveu sua primeira etapa em 7 equipes de atenção primária UBSFs, acolhe as famílias de dependentes químicos, oferecendo suporte para o enfrentamento desta questão social e minimizando os impactos causados pelo uso de drogas lícitas (álcool e cigarro) e ilícitas na cidade de Araguari.

Estudos já comprovaram que o problema com drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, traz prejuízos tanto para o dependente quanto para todo ambiente familiar, fazendo com que o meio adoeça. Esse adoecimento da família, chamado de codependência, também precisa de atenção profissional. Segundo a Coordenadora do projeto, Francielle Rodrigues da Costa, assistente social da Secretaria de Políticas sobre Drogas, “a família é o elo principal que qualquer ser humano necessita para enfrentar os problemas surgidos com a adicção e a dificuldade destas famílias é a compreensão de que a dependência química é uma doença e precisa de tratamento multidisciplinar”.

Pelo Projeto, iniciado em fevereiro, os Agentes Comunitários começaram o levantamento das famílias que possuem usuários de cigarros, álcool e outras drogas. Nas reuniões com os familiares de dependentes químicos, assistente social e outros profissionais, abordaram-se vários temas relacionados à dependência, como o processo de aceitação e busca de ajuda da família e o encaminhamento para o tratamento necessário dentro da rede municipal. As reuniões aconteceram nas UBSFs Maria Eugênia, Brasília, São Sebastião e Gutierrez, num total de sete equipes, contemplando 88 famílias.

Ailton Oliveira Sousa, Secretário de Políticas sobre Drogas, tem acompanhado de perto o desenvolvimento do projeto. “Nossa Secretaria está à disposição dos familiares dos dependentes com toda a estrutura da pasta e o tratamento oferecido pela rede de cuidados do município, ” destacou o Secretário.

“O ‘Café com prosa’ é uma grande iniciativa, fazendo-se necessária a participação dos cidadãos e familiares de dependentes nessa importante luta contra as drogas,” finalizou Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

FOTOS: Secretaria de Política Sobre Drogas