Secretaria de Meio Ambiente oferece curso a servidores
Na próxima semana, entre os dias 23 e 27 de janeiro, ocorrerá em Araguari o Curso de Diagnóstico e Análise de Risco de Queda de Árvores, que será ministrado pelo pesquisador e biólogo Sérgio Brazolin, e mais um integrante de sua equipe, ambos membros do Laboratório de Árvores, Madeiras e Móveis do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo. O curso contará com aulas teóricas e práticas, de segunda-feira à quinta-feira, das 12 às 18 horas, e na sexta-feira, dia 27 de janeiro, aulas práticas das 8 às 18 horas, a serem realizadas em alguns pontos arborizados da cidade.
Participarão do curso 25 convidados, sendo a maioria técnicos e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, embora haja também servidores das Secretarias de Agricultura e Serviços Urbanos, membros do Corpo de Bombeiros, da Polícia de Meio Ambiente e da CEMIG. O curso tem como objetivo treinar os participantes acerca de temas como morfologia e anatomia das árvores, controle de organismos xilófagos como cupins e fungos, biomecânica e análise de risco por métodos não destrutivos, sendo que serão focalizadas apenas árvores urbanas.
A solicitação do treinamento foi feita pela Secretaria do Meio Ambiente diante da demanda de seus técnicos e fiscais para mais conhecimento na análise de árvores. O curso será custeado pelo Ministério Público, como forma de TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).
“A Secretaria de Meio Ambiente, preocupada em melhor atender a população, oferece o curso de Diagnóstico e Análise de Risco de Queda de Árvores para qualificação de seus servidores”, concluiu o Secretário Hamilton Júnior.