Secretaria de Meio Ambiente destina pneus usados para reciclagem
Problema comum em muitas cidades, os pneus usados, que inclusive são criatórios do mosquito Aedes aegypti, muitas vezes não têm seu destino correto. Em Araguari, a Prefeitura, por meio das ações desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente, em parceira com a equipe de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, realiza a coleta de pneus inservíveis.
No último dia 10, foi encaminhada para reciclagem uma carga com aproximadamente 11 toneladas de pneus. O material recolhido é proveniente de consumidores, borracharias e das coletas promovidas pela Secretaria de Saúde em dias de mutirão, e também do Eco Ponto.
“Aqui em nosso município, o ponto de coleta de pneus inservíveis fica no Eco Ponto, na Estrada para a Ponte Preta, ao lado do Cemitério Parque. A entrega pode ser feita todos os dias da semana. Os pneus são armazenados de maneira correta e posteriormente encaminhados à reciclagem”, destacou o Secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior.
No processo de coleta, a Reciclanip é a empresa responsável pelo transporte; os pneus são encaminhados para destinação final, sendo uma delas o coprocessamento em fornos de usinas, nas cidades de Matozinho – MG e de Tabapuã - SP.
“No último dia 10, a Reciclanip fez mais uma coleta. Os pneus recolhidos, alocados de maneira correta na carreta, seguiram para a cidade de Matozinho, onde serão utilizados como combustível em usinas, uma alternativa de reutilização desses pneus inservíveis”, finalizou o Secretário.
PROCESSO DE DESPACHO
Sempre que chegam próximos a 3.000 mil unidades, empresas especializadas que buscam dar destinações ambientalmente adequadas aos resíduos são acionadas para o recolhimento e o reaproveitamento de pneus. Estes podem ser transformados em combustível na indústria de cimento, fabricação de asfalto-borracha, origem de tapetes, pisos para quadras poliesportivas, solas de calçados e dutos de águas pluviais, em atendimento ao que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que propôs a logística reversa.
“Com o crescimento da frota de veículos do Brasil, aumenta também o descarte de pneus inutilizados. Quando jogada ao meio ambiente, a borracha do pneu leva anos para se decompor, polui o meio ambiente e ajuda na proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por isso, é extremamente importante que a população esteja consciente e nos ajude nesta causa. O melhor caminho é a reciclagem”, ressaltou Mauro Cesar Rodrigues – Fiscal Ambiental.
“Conforme os dados da Secretaria de Meio Ambiente, Araguari já destinou no ano de 2019, cerca de 170 toneladas de pneus inservíveis e mais de 500 toneladas de aparas de pneus que estavam armazenadas no aterro sanitário, para servirem de combustível nos fornos de cimenteiras nas cidades de Matosinho e de Tabapuã, e conforme destacou o Fiscal Ambiental Mauro César, é fundamental que a população leve os pneus inservíveis ao Eco Ponto, assim contribuímos para a diminuição da proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, não poluímos o meio ambiente e mantemos nosso município mais bonito”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho.
FOTO: Secretaria de Meio Ambiente