Secretaria de Educação promove palestra: “Ética, Motivação e Disciplina”

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Educação, promoveu ontem, 20, uma palestra com o tema “Ética, Motivação e Disciplina”, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”. A palestra contou com a presença de professores das Escolas Municipais que atuam em turmas do 6º ao 9º ano.

O 2º Batalhão Ferroviário de Araguari foi representado pelo Capitão Tenente Décio Kozievitche a Sra Cristiane Mendonça Lemos Lobo, representando o Comandante Coronel Fábio Lincoln Lemos Lobo, que fizeram doações de livros de educação cívica a todas as Escolas Municipais presentes.

Estavam presentes professores e diretores dos Centros Educacionais Municipais José Inácio, Papa João XXIII, Hermenegildo Marques Veloso, Rosa Mameri Rade, TenenteCoronel Vilagran Cabrita, Justino Rodrigues da Cunha, Ozório Vieira Carrijo, Mário da Silva Pereira e CAIC Dr. Arcino Santos Laureano.

É uma honra pra nós, do 2º Batalhão Ferroviário, poder fazer essa doação dos livros de Educação Cívica. Nossa intenção é enriquecer o trabalho dos professores em sala de aula. Sabemos que a tarefa dos professores em educar é árdua, porém muito gratificante. Vemos em cada um aqui presente o amor em ensinar. Aproveitem a leitura! Estamos doando esse livros com muito carinho, ”ressaltou Sra. Cristiane Mendonça Lemos Lobo, esposa do Comandante Coronel Fábio Lincoln Lemos Lobo.

Estiveram presentes também o Secretário de Saúde Werley Macedo e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo.

Werley Macedo se alegrou ao ver a quantidade de professores e diretores presentes. “É uma alegria ver vocês todos aqui, participando ativamente de nossos eventos. Palestras como essa são de extrema importância, pois abrem nossas mentes, nos levam a enriquecer cada vez mais nossos currículos e estar sempreatualizados, ” destacou o Secretário.

Os palestrantes foram os Professores Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira e Luís Antônio Silva Rey. Os temas, muito atuais, foram abordados de maneira clara e objetiva, levando a todos a várias reflexões. Os professores presentes foram levados a entender como a importância da motivação infantil repercutiria na vida adulta das crianças, pois é a motivação que nos impulsiona ao suprimento de nossas necessidades. Por esse motivo, nossa motivação na fase adulta é diretamente influenciada pela maneira que a motivação foi trabalhada na infância.

O segundo tema abordado, a ética, destacou que as crianças devem aprender desde pequenas o que é ética e qual importância terá em sua vida, levando o aluno a pensar sobre sua conduta e a dos outros a partir de princípios, e sempre respeitando a dignidade do próximo.  E por último, a disciplina, que são regras que devem ser disponibilizadas para todos. A criança que participa da construção das regras aprende a ser parte de um grupo e também desenvolve sua autonomia.

Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) elogiou a iniciativa desse encontro promovido pela Secretaria de Educação e a doação de livros feita pelo 2º Batalhão Ferroviário “Sabemos o grande trabalho que é feito no grupo de comunicação do exército. A atuação do exército nesse projeto motiva-nos a praticar o dom de ser cidadãos, e principalmente, o dom do amor ao próximo.  Parabenizo pela iniciativa da palestra; devemos estar sempre atualizados. Afinal, educar é para sempre, “ finalizou o Prefeito.

FOTOS:             Secretaria Municipal de Educação