Secretaria de Educação promove a ‘VIII Jornada da Educação Inclusiva’
A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Educação, com o apoio do NAI – Núcleo de Apoio à Inclusão promoveu dia (11) no Opera Hall, a VIII Jornada Inclusiva. A Jornada tem o objetivo de promover ações que contribuam para o desenvolvimento das Políticas de Educação Inclusiva, que se fundamentam no princípio de atenção à diversidade, e na educação de qualidade para todos, centrados no respeito e na valorização das diferenças.
Participaram do evento o Prefeito Marcos Coelho (MDB, A Secretária Thereza Christina Griep (Administração) o Vereador Werley Macedo (PSB), palestrantes, educadores e profissionais da Rede Municipal de Ensino de Araguari e região.
A renomada palestrante Eliamar Godoy discorreu sobre a “Atualização das Políticas e da Legislação e das Práticas Educacionais para a Inclusão.”
A Jornada foi uma excelente oportunidade para se refletir sobre a necessidade de se ter um olhar diferenciado para os alunos que possuem alguma necessidade especial, de forma que possam conviver na sociedade de uma forma plena e harmoniosa.
O Prefeito Marcos Coelho valorizou todo o trabalho realizado educadores da Rede Municipal de Ensino, que faz com que Araguari se destaque na área, saindo à frente de outros municípios com eventos dessa importância e relevância. “É justamente com vocês que a gente faz a diferença – com os educadores. Pois, com o trabalho de vocês, essas crianças vão integrar a sociedade, e não vai haver nenhum preconceito porque são pessoas especiais. Nós sabemos e vamos fazer que elas realmente sejam especiais”, salientou Marcos Coelho.
O Secretário de Educação, José Carlos Macedo, comentou sobre o valor desse evento que reúne todos os profissionais da Rede Municipal de Ensino, e falar sobre Educação Inclusiva, que trata as crianças com necessidades especiais dentro da sala de aula como outra criança, essencial: “A ideia é que elas sejam incluídas e que as pessoas entendam que a inclusão deve acontecer em todos os locais: no coletivo, no comércio, na igreja, na escola. A criança não deve ser tratada de forma diferente por ter alguma necessidade especial”, disse o Secretário.
“Educação é respeito ao próximo, a família, é olhar a pessoa com necessidade como um ser humano, sem diferenças. “Não conseguimos viver nem sobreviver se não nos sentimos incluídos. Precisamos perceber que a nossa sobrevivência faz parte de uma tentativa de estarmos, a todo momento, incluídos no meio em que vivemos”, disse o vereador Werley Macedo
FOTOS: Secretaria de Gabinete