Secretaria de Educação participa de palestra com Ziraldo

Na terça, dia 26, realizou-se em Uberlândia, nas dependências da UniAlgar, o Encontro Regional da UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e o ELICER – Encontro Literário do Cerrado.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado de Cultura, Ângelo Osvaldo Santos, do Deputado Estadual Elismar Prado (PDT), da Diretora Executiva da UNDIME, Suely Duque Rodarte, de representantes da Secretaria de Estado da Educação, do Secretário Municipal, Werley Macedo, da Subsecretária, Iara Faria, de educadores do Departamento Pedagógico, autoridades municipais, regionais, diretores e educadores de várias cidades da região.

Entre as várias atividades programadas no encontro, que salientaram a necessidade de melhoramento da gestão e da qualidade do ensino, com enfoque na literatura, o ponto máximo do evento foi a palestra do artista gráfico e escritor brasileiro Ziraldo, que motivou os presentes com suas ponderações e reflexões.

Para o Secretário de Educação, foi um momento rico de aprendizado para todos os participantes: “O objetivo foi de estimular cada dia mais a prática da leitura e o interesse das crianças e jovens pelos livros, ” declarou Werley Macedo, que reforçou a importância de encontros como esse, que permitem troca de experiências e oportunidade de capacitação.

Foi espetacular, encantadora a palestra. Ziraldo falou sobre o Brasil de forma realista. Ressaltou que 44% dos brasileiros não têm leitura, não sabem ler, que leem por código. Isso é muito sério num país que quer crescer, pois tudo depende da educação, ele deixou bem claro. A educação é a estrutura de todo o país que, para começar a crescer, alavancar, ter um bom desenvolvimento, só mesmo através de uma boa educação, pegando como gancho a leitura, por onde se descobre o mundo, ” comentou Iara Faria.

ZIRALDO

Nome criado a partir dos nomes de sua mãe, Zizinha, e de seu pai, Geraldo, Ziraldo Alves Pinto é mineiro de Caratinga. É conhecido como cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro. Já foi homenageado por uma Escola de Samba, e por seus trabalhos, que já foram traduzidos para diversos idiomas, recebeu diversas premiações nacionais e internacionais. Ziraldo é conhecido pelo seu personagem “Menino maluquinho”, maior sucesso editorial, que tem vida própria e hoje faz parte do imaginário brasileiro. Os trabalhos de Ziraldo representam o talento e o humor brasileiros no mundo.

FOTO:                Secretaria Municipal de Educação