Secretaria de Agricultura oferece capacitação para funcionários

Com o objetivo de levar conhecimento aos trabalhadores da Prefeitura que trabalham diretamente no meio rural, a Secretaria de Agricultura promoveu na manhã de hoje, 26, uma palestra educativa e de capacitação, realizada em parceria com o 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.

“Várias atividades desenvolvidas pela Secretaria têm o contato direto com o meio ambiente e com produtores rurais. Pensando nisso, organizamos a palestra para que fossem transmitidos informações e detalhes da legislação ambiental, como implicações e alguns cuidados que devem haver para não gerar dano ambiental para os produtores, nem para quem os executa, ” justificou o Secretário Paulo Sérgio Guimarães de Brito, gestor da pasta da Agricultura.

Sargento Márcio e Cabo Assunção explanaram sobre as legislações estaduais e federais no que diz respeito às políticas do meio ambiente, flora e fauna, águas, educação ambiental, crimes e infrações administrativas ambientais, entre outros assuntos.

“Pela primeira vez, a Polícia Ambiental foi convidada a conversar com os funcionários da Secretaria de Agricultura sobre as questões ambientais no trabalho daqueles que atuam diretamente com as máquinas, e com o pessoal do escritório, responsável por transmitir informações corretas aos produtores rurais, ” respondeu Sargento Márcio. “Achei perfeito. Os funcionários se mostraram interessados e fizeram várias perguntas e esclareceram suas dúvidas, “ finalizou.

Detalhes como delimitação de áreas pertencentes à Prefeitura, áreas privadas, áreas de preservação permanente, autorizações, retirada de cascalhos, o que pode e o que não pode a Secretaria de Agricultura fazer foram exemplos levantados pelos funcionários, que tiveram várias dúvidas sanadas durante a explanação, que contou com o apoio do Cabo Assunção.

“Acho que é muito importante realizar ações como essa, que traz nivelamento de informação para todos da Secretaria que, como formadores de opinião que são, passam a falar a mesma língua de uma forma muito mais qualificada, ” declarou o Secretário, satisfeito com a participação efetiva de todos seus servidores.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) destacou a importância de capacitação em sua gestão em todas as áreas, oportunizando conhecimento e crescimento profissional aos servidores públicos. “Somente através de estudo, que pode ser por meio de palestras e cursos de capacitação, o profissional tem condições de se especializar cada vez mais, entender motivos que levam a Administração a aceitar ou rejeitar determinados pedidos e solicitações. É importante que os funcionários saibam e entendam mais sobre suas áreas de atuação, o que fortalece seus departamentos, oferecendo informações precisas e objetivas aos que buscam esclarecer suas dúvidas, ” falou o Prefeito de Araguari.

FOTOS: Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento