Secretaria de Agricultura apresenta projeto para a regulamentação de lei que regulariza as agroindústrias familiares de pequeno porte em Araguari
Visando a importância da agricultura familiar e a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, a secretaria de Agricultura começou com as primeiras movimentações para a regulamentação de lei que regulariza as agroindústrias familiares de pequeno porte no município de Araguari.
Para agilizar todas as ações necessárias, estiveram reunidos na sede da secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimentos e Agronegócios, representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, Servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária –IMA, e também da Vigilância Sanitária, (ambos os órgãos da regional de Uberlândia). Também estiveram presentes representantes da vigilância sanitária municipal e com o Serviço de Inspeção Municipal – SIM que é o idealizador do projeto. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, também esteve presente.
O diretor do Serviço de Inspeção Municipal Nathan Costa Souza e o médico Veterinário Dr. Norival Azevedo D’Àvilla, apresentaram o projeto. O objeto é firmar parcerias entre os órgãos, para a capacitação dos agricultores interessados em montar a agroindústria em suas propriedades rurais, com cursos voltados para as áreas de interesse, como curso de Boas Práticas de Fabricação, Manipulação de Alimentos, Produção de Queijo Artesanal, Doces, Quitandas, entre outros.
A fiscalização dos estabelecimentos de produtos de origem animal é de responsabilidade do Serviço de Inspeção Municipal, enquanto os estabelecimentos de produtos de origem vegetal, a competência e da Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde.
A secretária de Agricultura Waldeni Maria de Assis, está dando total apoio ao projeto e vê com bons olhos esse grande passo que Araguari está dando. “Nosso intuito é ofertar produtos com qualidade e sanidade para os cidadãos Araguarinos, além de incentivar o produtor na permanência no campo, principalmente jovens e mulheres, dando esta oportunidade para incrementar a renda das famílias rurais.