Secretária de Ação social se reúne com representantes de vários municípios da AMVAP
Nesta quinta-feira 27, a Secretária do Trabalho e Ação Social Eunice Mendes como Presidente do Conselho Intermunicipal de Assistência Social da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale de Paranaíba – CIA recebeu na sede da AMVAP em Uberlândia representantes de vários municípios.
O encontro aconteceu para acompanhar e discutir assuntos sobre as Conferências Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como sobre o Projeto Família Acolhedora. A reunião contou também com a presença do advogado e assessor em gestão pública da Amvap, Alexandro de Souza Paiva.
Durante a reunião, foi ministrada a palestra Processo de Adoção e o Programa Família Acolhedora: implantação, efetivação e monitoramento, ministrada pela Assistente Social – Raina Maria de Freitas, Coordenadora do Programa Família Acolhedora de Ituiutaba. A palestra teve o propósito de esclarecer os principais pontos e aspectos legais do Programa Família Acolhedora.
Na oportunidade foram esclarecidos diversos pontos sobre o processo legal que envolve a adoção, ações que visam promover a reintegração familiar e discussões de projetos que possibilitem uma convivência familiar e comunitária saudável às crianças e adolescentes em condições de acolhimento.
Além da participação do município de Araguari com a Equipe de Profissionais da Secretaria do Trabalho e Ação Social, o evento contou a participação dos municípios de Ituiutaba, Araporã,Tupaciguara, Campina Verde , Cascalho Rico, Monte Alegre de Minas , Canápolis, Iraí de Minas, Centralina e Indianópolis.
De acordo com Eunice Mendes, em Araguari a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está finalizando a fase das Conferências Livres.“Família Acolhedora é uma política pública que garante o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes separados de suas famílias. E nós nos preocupamos com a garantia dos direitos da criança e do adolescente visando a reintegração familiar. Estamos preparando a implementação do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Família Acolhedora em Araguari. Nosso objetivo é promover a convivência familiar, contribuindo para que toda criança e adolescente viva com dignidade e respeito”, destacou Eunice Mendes.
“É necessário cuidar e garantir os direitos da criança e do adolescente. Parabenizo a equipe da Secretaria de Ação Social pelo trabalho realizado”, enfatizou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).
FOTO: SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL