Secretária de Ação Social recebe visita da Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção

Na manhã desta segunda-feira, 24, a Secretária do Trabalho e Ação Social - Eunice Mendes, recebeu na sede da Secretaria, a Coordenadora Executiva Sara Vargas da Organização Filantrópica Pontes do Amor e também Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD).

 

O encontro teve como objetivo o atendimento à 7ª Promotoria da Justiça responsável pela Defesa da Infância e Juventude (Cível e Infracional) e Execuções Penais e Controle Externo da Atividade Policial. O promotor Dr. Felipe Gomes de Araújo indicou ao município a possibilidade de implementação do Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade – Família Acolhedora.

 

O acolhimento familiar configura-se como uma medida de proteção, conforme consta na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Trata-se de um atendimento pela família acolhedora voltado às crianças e adolescentes, afastados de suas famílias de origem por medida de proteção. Essas crianças e adolescentes são adotados por famílias acolhedoras previamente cadastradas. Em muitas cidades o serviço, é chamado de Programa de Acolhimento em Família Acolhedora.

Esta modalidade de acolhimento é particularmente adequada a crianças e adolescentes cuja avaliação dos profissionais indique a possibilidade de retorno à família de origem, nuclear ou extensa, visando assim a reintegração familiar e evitando a institucionalização, ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.

É importante ressaltar, que o afastamento familiar deve ser uma medida excepcional, aplicada apenas em situações onde há grave risco à integridade física e/ou psíquica da criança ou adolescente, representando assim um menor prejuízo ao seu desenvolvimento, conforme consta no Estatuto da Criança e do Adolescente.

De acordo com Eunice Mendes, a partir deste primeiro encontro com este objetivo, haverá reuniões, capacitações com previsão no Orçamento Público para que o Programa seja implementado em Araguari, e ter assim a garantia prevista no Estatuto da Criança e Adolescente de oferecer mais este serviço. “Que toda criança e adolescente se desenvolvam integralmente e viva com dignidade e respeito, crescendo e se desenvolvendo no seio de uma família que nutre, cuida e potencializa. Toda criança merece viver em família”, destacou Eunice Mendes.

“Trabalhamos para oferecer as crianças e adolescentes um desenvolvimento de forma íntegra e digna. Esse desenvolvimento é possível quando há convivência com a família, quando se tem um lar. Por isso o trabalho da Secretaria de Ação Social é tão importante”, disse o Prefeito Marcos Coelho (MDB).

 

 

FOTO: SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL