Secretaria de Ação Social realiza XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Prefeitura de Araguari através da Secretaria do Trabalho e Ação Social em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveu a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na última terça-feira (06). O evento ocorreu na Capela do IMEPAC - Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos e contou com a presença de diversos representantes da sociedade civil, do governo e do Ministério Público.

 

O encontro contou com a participação do Promotor Felipe Gomes de Araújo, Curador da 7ª Promotoria de Justiça, responsável pela Defesa da Infância e Juventude e Execução Criminal que palestrou acerca da importância deste momento de Conferência para debater e garantir os direitos da criança e do adolescente nas esferas municipal, estadual e federal. O objetivo geral foi mobilizar os integrantes do sistema de garantia de direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento a violação de direitos.

 

Foram votadas na XI Conferência as propostas para aprimorar os mecanismos de proteção e enfrentamento das várias formas de violência. Propostas essas que foram elaboradas previamente nas Conferências Livres, realizadas nos meses de setembro e outubro e, posteriormente, serão encaminhadas através dos delegados eleitos ontem para representar Araguari nas Conferências Estadual e Nacional.

 

“Estamos trabalhando há algum tempo para a realização dessa conferência. É nosso dever garantir os direitos e políticas públicas das Crianças e Adolescentes. Um conselho só é forte e cumpre seu papel se suas deliberações têm efeitos práticos na gestão das políticas e ressonância na sociedade. Essa questão tem sido reiteradamente colocada em debate pelos conselhos e pela sociedade civil”, disse a Secretária de Ação Social, Eunice Mendes.

 

“A é de grande importância para a discussão de propostas que visam a assegurar que as crianças e adolescentes sejam protegidos de ações que possam prejudicar seu desenvolvimento, afinal eles são o nosso futuro”, observou o Prefeito Marcos Coelho.

 

 

 

FOTO: SECRETARIA DE GABINETE