Secretaria de Ação Social realiza 4ª Conferência Livre no Monte Moriá

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, juntamente com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, realizaram na última semana, a quarta Conferência Livre no Bairro Monte Moriá. A conferência tem o intuito de definir as propostas que serão apresentadas na XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

O evento contou com a presença de representantes das Escolas Estaduais Madre Maria Blandina e Raul Soares, da Sociedade Civil, além de representantes dos Conselhos - Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social e Tutelar e Araguari e Cascalho Rico, além representantes da Beneficência Evangélica de Araguari e dos I, III e II.

 

Durante a conferência as propostas foram discutidas com base no Eixo Temático 5 - Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. As discussões se aprofundaram sobre o papel dos conselhos de direito na gestão da política e do orçamento destinado a crianças e adolescentes. Além disso, foi realizada uma análise sobre o impacto dos espaços de participação social – conselhos e conferências, no fortalecimento da própria democracia, bem como a necessidade de incluir crianças e adolescentes nos processos de gestão e controle social das políticas públicas.

 

Para a Secretária Eunice Mendes, um importante desafio a ser discutido e superado para o pleno funcionamento dos conselhos é o respeito às suas deliberações e sua efetividade. “Um conselho só é forte e cumpre seu papel se suas deliberações têm efeitos práticos na gestão das políticas e ressonância na sociedade. Essa questão tem sido reiteradamente colocada em debate pelos conselhos e pela sociedade civil”, disse a Secretária

 

“O objetivo é unir os araguarinos para levantar propostas a serem apresentadas na XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ter a participação dos cidadãos é ressaltar o protagonismo, promovendo o respeito mútuo das diversidades e ressaltando políticas públicas, além de garantir o exercício da cidadania”, afirmou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).

 

Esta semana será realizada a quinta e última Conferência Livre, encerrando o ciclo de formação das propostas que serão apresentadas em novembro na XI Conferência Nacional que terá como tema a Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.

 

 

 

Foto: Secretaria de Ação Social