Secretaria de Ação Social encerra as oficinas do ano de 2019
Na quarta-feira, 11, a Prefeitura Municipal de Araguari através da Secretaria do Trabalho e Ação Social com o apoio da Secretaria de Esporte, realizou o encerramento dos cursos oferecidos no segundo semestre de 2019 na Micro Unidade de Produção (MUP), Programa de Ação e Integração Social (PAIS) e Centro de Geração de Renda (CGER), bem como a culminância do Serviço de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos (SCFV) desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centros Públicos de Convivência.
Estiveram presentes a Pedagoga Magdália Coelho de Carvalho – representando o Prefeito Municipal, Bruno Mori – representante do Secretário de Meio Ambiente, Sebastião Naves de Oliveira - Secretário de Esportes e Juventude, Wanderlei Barroso – Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Oliveira - Secretário de Desenvolvimento e Turismo, a psicóloga Sandra Rodrigues - Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e Marilda Rodrigues - Coordenadora do SINE.
O evento de encerramento realizado no Ginásio Poliesportivo contou números musicais apresentados por Davi Nelsen Silva, Samara Cristina Carneiro Marques, pelo músico Paulo César (PC), pelo Coral de alunos da Escola Estadual Vilagran Cabrita, pelos alunos do Programa de Iniciação Cultural do Projeto Social Sementear, além de apresentações do grupo de Dança do CRAS IV e dos idosos do Centro de Convivência do Idoso.
A tarde foi encerrada com o desfile das alunas do curso de corte e costura.
Os cursos oferecidos gratuitamente têm como objetivo oportunizar através da produção de trabalhos manuais a capacitação para o mercado de trabalho, além de promover o fortalecimento de vínculos e a inclusão social.
“Os desafios foram muitos que com cooperação fizemos romper os obstáculos e as dificuldades diversas que enfrentamos em 2019. Mas cada esforço foi recompensado ao ver mulheres e famílias se fortalecendo através da arte e da criatividade. E com gratidão encerramos mais uma etapa de cursos na certeza de que, aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”, destacou Eunice Mendes.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI). Um serviço que realiza atendimentos em grupo como atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Este serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
“Na oportunidade informamos que as inscrições para as oficinas oferecidas pela Secretaria de Trabalho e Ação Social serão entre os dias 16 a 20 de dezembro, nos CRAS, maiores informações na sede da Secretaria”, ressaltou Eunice Mendes.
FOTO: ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE