Secretaria de Ação Social cadastra Convênio no SINCOV

Proposta visa a construção de novos espaços, e aquisição de veículos e outros bens para melhor atender população araguarina

No dia 08, a Secretária do Trabalho e Ação Social, Eunice Maria Mendes, se reuniu com membros do Conselho Municipal de Assistência Social para apresentar a proposta de Convênio para o Município por intermédio do Portal dos Convênios SINCOV  – Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, a qual foi encaminhada ao Ministério do Desenvolvimento Social.

A proposta cadastrada trata da construção de 2 CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), 1 CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), 1 Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, aquisição de 1 Veículo e de bens para o CREAS.

De acordo com a Secretária do Trabalho e Ação Social, não há terreno disponível nas unidades habitacionais.

O projeto é para a construção do CREAS em local central. Já os CRAS e o Centro de Convivência, a preferência é que sejam construídos próximos aos Conjuntos Habitacionais ‘Minha Casa Minha Vida’. Os terrenos dentro destas localidades foram doados, não sendo possível projetar as construções para estes referidos locais. Diante disso, as áreas para construção deverão ser liberadas com matrículas pertinentes nos próximos dias para alimentação do sistema”, destacou Eunice Mendes.

Atualmente o CREAS em funcionamento é alugado e não está adequado ao atendimento do público deste serviço. A construção da Sede própria, além de proporcionar ao município a redução de gastos com aluguel, proporcionará também um melhor atendimento e acompanhamento à população. A nova construção possibilitará sua execução de acordo com as necessidades que o serviço de atendimento especializado a famílias e indivíduos necessita.

Com a construção do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ no município, a construção de unidades de CRAS se tornou necessidade de urgência, uma vez que as famílias do programa, principalmente as inseridas no Cadastro Único, precisam ser assistidas por estas unidades de proteção básica social. Tais unidades têm como objetivo promover o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e da ampliação do acesso aos diretos de cidadania.

A previsão de atendimento nos novos CRAS para cada unidade é de 5.000 famílias referenciadas e um atendimento de 1.000 famílias/ano. Atualmente, o município conta com 5 CRAS.

A prioridade de atendimento são as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, não excluindo as que se encontram em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

Quanto ao Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, o município conta com três unidades, sendo dois na Zona Rural e um na Zona Urbana. O imóvel onde está localizado o CEDEC da Zona Urbana é cedido e está completamente sem condições de atender a população araguarina. A unidade atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social prestando serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. O CEDEC tem ação continuada com o desenvolvimento de atividades em grupos, organizando de modo a prevenir situações de risco social e desenvolvendo o sentimento de pertença e identidade. Com a construção do novo centro, a população será beneficiada com um melhor atendimento em estrutura adequada, onde serão assistidos com dignidade.

Na oportunidade da apresentação aos conselheiros, a proposta de Convênio foi aprovada e segue agora pelas buscas das áreas que serão apresentadas no sistema do Portal dos Convênios.

O Prefeito Municipal, Marcos Coelho (PMDB) está confiante e na expectativa da construção desses importantes órgãos de apoio à comunidade: “A construção dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, como também a aquisição de um veículo e de outros bens para o CREAS deverão, seguramente, favorecer inúmeras famílias araguarinas, que merecem melhor qualidade de atendimento e de acompanhamento,” comentou.

FOTO:      Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social