Saúde informa sobre transporte de usuários

A prefeitura de Araguari, através da secretaria de Saúde informa que o setor de transporte da secretaria é composto de carros que realizam serviços administrativos como envio de amostras biológicas, retirada de medicamentos e transporte de documentos, e também de transporte de pacientes para realização de procedimentos médicos, cirúrgicos, exames e consultas dentro e fora do município, e transferências entre unidades de saúde. Entre os meses de janeiro a agosto de 2023 foi feito o transporte de 12.607 usuários através dos veículos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, com destino a Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Passos, Belo Horizonte, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, São Paulo, Barretos e Brasília, onde muitas vezes é feito o transporte não só do paciente, mas também do acompanhante. A portaria Nº 55 de 24 de fevereiro de 1999 dispõe sobre a rotina do Tratamento Fora de Domicílio no SUS, e define dentre outras normas, que as despesas relativas ao deslocamento para tratamento fora de domicílio são regulamentadas apenas para deslocamentos acima de 50km, quando houver data e horário previamente definidos e para instituições públicas ou conveniadas/contratadas pelo SUS, além de que a presença de um acompanhante deve ser por indicação médica. O transporte para pacientes com atendimento em oncologia deve ser garantido independente da distância, e desta forma caso haja vagas remanescentes nos veículos que realizam esse percurso para distâncias menores que 50 km, como para Uberlândia, atualmente elas são disponibilizadas para os demais pacientes. As despesas permitidas são referentes a transporte que pode ser através da disponibilização de veículo ou passagens, bem como diárias de alimentação e pernoite.