Saúde faz mutirão contra o mosquito Aedes aegypti em Araguari

O trabalho é preventivo e faz parte dos esforços do município para reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e zika vírus.

A batalha contra a dengue em Araguari teve início neste sábado, 21, com o primeiro Mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, no bairro Novo Horizonte. Além dos 140 funcionários da Prefeitura, a iniciativa ganhou reforço do 11º Batalhão de Engenharia de Construção com cerca de 20 militares apoiando os agentes de endemias nas visitas residenciais.

A ação começou pelo Bairro Novo Horizonte devido à sua localização, e deverá ser levada a todos os bairros do município, conforme informação da própria Secretaria de Saúde.

O Mutirão contou com a participação do Prefeito Marcos Coelho, do Secretário Municipal de Saúde – João Batista Arantes da Silva, Secretário de Obras – Paulo Sérgio de Brito, Secretário de Agricultura – Jaime Bataglini, Secretário de Trânsito e Transportes – Luiz Antônio Lopes, Secretário de Esportes –Sebastião Naves de Oliveira, SAE – Superintendente de Água e Esgoto – André Reis, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemia, 2º Batalhão Ferroviário e servidores públicos.

Segundo a Coordenadora de Vigilância e Saúde – Maria Isabel Araújo, a ação teve como propósito a remoção e limpeza de entulhos e materiais que possam acumular água, servindo de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na oportunidade, as equipes de Saúde tiraram dúvidas e conscientizaram os moradores sobre os cuidados necessários para evitar que o mosquito se prolifere, evitando assim a Dengue, a Chikungunya e o Zika Vírus.

“Sempre trabalhamos na ação de prevenção, e o mutirão hoje aqui no Bairro Novo Horizonte é para conscientizar os moradores do bairro, retirando também o lixo acumulado. É preciso que a população entenda que 10 minutos por semana são suficientes para se retirar os possíveis criadouros de casa”, declarou a Coordenadora.

“As pessoas precisam compreender que as altas temperaturas e o período de chuvas estão se aproximando, o que ajuda muito a larva do mosquito a se proliferar, por isso a Prefeitura organizou o mutirão com todas as secretarias, mas a população precisa participar e ter consciência de que a prevenção é o melhor remédio contra a dengue”, ressaltou o Prefeito Marcos Coelho.

“Precisamos lembrar à população que não basta o poder público se unir com agentes de endemias e mutirões de limpeza se a população não cuidar de seus quintais e casas. A prevenção contra a dengue ainda é o melhor remédio e seu combate tem que ser feito o ano todo. Combater essa doença é não deixar que o mosquito apareça; para isso, o engajamento dos profissionais da saúde, e principalmente da população, é fundamental”, reforçou o Secretário de Saúde – João Batista Arantes da Silva.

A dona de casa Maria Edilene Lemes, de 59 anos, disse que ela e as filha já tiveram dengue e o maior problema do bairro é o lixo jogado na rua. Ela cuida de um neto com necessidades especiais e evita ter plantas em vasos. "Eu prefiro planta no chão, para não ter o potinho acumulando água. Tem muito lixo na rua, algumas pessoas pagam o preço pela irresponsabilidade de outras", declarou.

A comerciante Cláudia da Silva Nunes, de 30 anos, tem um mercadinho no bairro há 8 anos e ressaltou que toma cuidado para não deixar água acumulada. "Tenho medo de ficar doente, e por isso o mercado é todo coberto, inclusive o estoque, para evitar acumular água".

Além de recolher os criadouros, os agentes identificaram nos quintais exemplos de depósitos que podem ser tampados, como caixa d’água e tambores, e depois efetuaram o combate com larvicida. Eles também avaliaram os recipientes com potencial para servir de criadouro e orientaram os moradores quanto aos cuidados que podem ser tomados para evitar a presença de focos do mosquito da dengue.

FOTOS: ASCOM PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUARI