SAMU Triângulo Norte é habilitado pelo Ministério da Saúde
O SAMU Triângulo Norte foi habilitado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (18), pela portaria 3464/19, publicada no Diário Oficial da União. Após quase um ano e seis meses de funcionamento do serviço.
A contrapartida federal será de mais de 420 mil Reais por mês, valor este que até o momento era custeado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - SES-MG, desde o início das operações. Foram habilitadas 18 Unidades de Suporte Básico, 3 Unidades de Suporte Avançado e uma Central de Regulação de Urgência em Uberlândia.
Para que o SAMU pudesse funcionar de forma efetiva na Região do Triângulo Norte, as Regionais de Saúde foram responsáveis por desenhar a grade de referência, para que o atendimento seja rápido e preciso. Atualmente, 173 Unidades de Saúde compõem essa rede de assistência, sendo Prontos-Socorros, UPAs, Unidades de Saúde e o Hospital de Clínicas da UFU . A estrutura do SAMU Triângulo Norte conta com 244 funcionários e mais de 30 ambulâncias que atendem 27 cidades. Durante esse período de funcionamento, o SAMU atendeu mais de 150 mil ligações que gerou saídas de ambulâncias para atendimentos médicos, sendo eles clínicos, pediátricos, obstétricos, psiquiátricos e clínicos.
Araguari é cidade referência no SAMU e dentre os Municípios consorciados é o que possui maior demanda de atendimentos. A base do SAMU hoje tem a estrutura com 3 ambulâncias, sendo 2 ambulâncias semi intensivas e 1 UTI Móvel além da equipe com mais de 30 profissionais, entre eles médicos, enfermeiros, motoristas e demais socorristas, além de 3 hospitais que recebem os pacientes.
“Araguari é a cidade que mais realiza atendimentos pelo SAMU. É um serviço essencial não só para o Município, mas para toda região do Triângulo Norte. Foram mais de 3 anos para conseguir iniciar o serviço, mas graças a união dos Prefeitos conseguimos efetivar o SAMU na região. A habilitação pelo Ministério da Saúde é a prova de que o SAMU veio e veio para ficar”, disse o Secretário de Saúde e Presidente do COSEMS Triângulo Norte, Guilherme Afonso.
O Prefeito Marcos Coelho falou do apoio ao SAMU: “Desde o início do mandato estamos trabalhando para implantar o SAMU na região e agora observando este resultado que é a habilitação pelo Ministério da Saúde, chegamos à conclusão que valeu a pena. São várias vidas que foram salvas e muitos pacientes que tiveram mais conforto em um momento delicado. A Prefeitura está à disposição para atender as necessidades da população araguarina e vamos continuar trabalhando junto ao Governo Estadual e Federal para disponibilizar mais recursos para Araguari e também para o SAMU” ressaltou o Prefeito.
Fotos: ASCOM – Secretaria de Gabinete