SAE faz alerta para que população use água de forma consciente
Em razão da presença de um tempo altamente seco e sem a presença de chuvas por meses, a Superintendência de Água e Esgoto de Araguari – SAE está orientando a população para que não desperdice água potável.
O comunicado da SAE trás o alerta e visa conscientizar a população sobre o uso racional da água no período de estiagem, conclamando as pessoas a evitar o desperdício, já que nesta época do ano, devido ao calor e seca, tende a se gastar mais água. O problema é que com a seca, o lençol freático de onde a SAE capta água potável, reduz o nível e diminui a vazão, prejudicando o abastecimento.
O Superintendente André Reis explica que a situação do abastecimento pode se agravar, caso a população não tenha consciência sobre o uso correto da água. “Todas as cidades enfrenta problemas com abastecimento nesta época do ano, e em Araguari não é diferente. Pedimos a compreensão da comunidade para que não desperdice água. Se for lavar a calçada reutilize a água que lavou as roupas, mas, o maior pedido é para que não se lave calçadas e garagens com água potável. Já que esse desperdício é o que agrava ainda mais a situação”, destaca.
André Reis explica ainda que alguns bairros já sentem a falta de água. “Devido à baixa quantidade de água os poços acabam bombeando menos, com isso além de fraca é possível que a água chegue mais escura e até com areia em algumas oportunidades. Mas, o importante é economizar. Existem cidades vizinhas à Araguari que os problemas são ainda mais sérios, estamos enfrentando problemas, mas, conseguindo manter o abastecimento para a comunidade”, disse o Superintendente.
O Prefeito Marcos Coelho disse estar preocupado com a situação. “O período de seca está intenso em nossa região. Como os poços não têm a reposição rápida é preciso que a comunidade tenha sua participação não desperdiçando água. Enquanto o período chuvoso não chegar vamos todos estar convivendo com esta situação”, disse o Prefeito.
FOTO: Secretaria de Gabinete