Rogério Fernal doa livros para a Biblioteca Municipal de Araguari

”Uma sociedade deve ser feita de livros e acessos culturais para a sua população”. Com essa assertiva, o advogado e juiz aposentado Rogério Fernal mais uma vez favoreceu nossa Biblioteca Pública Municipal com a doação de aproximadamente 130 livros, que irão acrescentar muito às pesquisas jurídicas, facilitando as consultas daqueles que buscam o Espaço Jurídico Rodrigo Cardoso Fernal – EJRCF para aprofundarem seus conhecimentos.

A solenidade de entrega faz parte das comemorações oficiais dos 129 anos do Município de Araguari e aconteceu nesta quinta-feira, dia 24, a partir das 16h, no Espaço Jurídico Rodrigo Cardoso Fernal – EJRCF, e contou com a presença do Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (PMDB), dos Secretários Municipais; Eunice Mendes – Trabalho e Ação Social, Jaime Battaglini – Obras, Sebastião Naves de Oliveira – Esportes e Juventude, Marco Antônio Farias – Gabinete, Rafael Guedes – Governo, Cândido Costa Arruda – Serviços Urbanos, João Batista Arantes – Saúde, Alírio Gama Filho – Controlador Geral do Município, Werley Macedo – Educação, André Reis – SAE, Jean Laverdi – FAEC e Leonardo Henrique – Procurador Geral do Município.

Destacamos também a presença dos Vereadores Vanderlei Inácio (Mãe Preta – PRTB) e Ana Lúcia Prado (PTB) e dos representantes do Diretório Acadêmico do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC – Marco Aurélio, Graças Catarina, Pablo Stefanio e Pablo Vilela, além do corpo jurídico da Prefeitura Municipal de Araguari.

O Espaço (conforme decreto – 060/11) foi denominado Rodrigo Cardoso Fernal pelo fato de o jovem ter sido assíduo frequentador da biblioteca pública e ávido leitor e, assim como o pai, chegou a doar livros para enriquecer o acervo local, que atualmente possui diversos exemplares na área de Direito Militar, Código Penal comentado e outros, direcionados àqueles que prestam concursos para oficial de justiça, por exemplo.

Tenho me esforçado sempre para incluir no aniversário da cidade uma entrega solene de livros que, além de preservar a memória de meu filho, reforçam ainda mais o Espaço Jurídico Rodrigo Cardoso Fernal e contribuem com outros setores da biblioteca. Espero que a população de Araguari possa apoiar cada vez mais esse local de grande importância para a sociedade. Um espaço propício para o desenvolvimento intelectual do cidadão”, ressaltou Rogério Fernal.

Estamos de portas abertas para iniciativas como a do Dr. Rogério. A Biblioteca é um espaço aberto a todos e temos aqui muito a oferecer a cada araguarino. Tenho que, mais uma vez, agradecer ao Dr. Rogério Fernal pela doação destes exemplares que serão úteis aos nossos frequentadores”, destacou o Presidente da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Jean Laverdi.

Desde o meu primeiro mandato, abrimos este espaço ao Dr. Rogério Fernal, espaço que vem contribuindo de uma forma imensurável para o conhecimento de todos que utilizam a Biblioteca Municipal. Hoje recebemos 133 livros, divididos em 45 exemplares de literatura jurídica que ressalto, são todos atuais, e também 88 livros de outros segmentos: infantis, religiosos, romances e tantos outros. Temos que agradecer o gesto altruísta do jurista em favor de toda a comunidade araguarina”, frisou Marcos Coelho.

A Biblioteca Pública Municipal Professor Paulo de Oliveira fica localizada à Rua Virgílio de Melo Franco, 11, Centro.

Espaço Jurídico Rodrigo Cardoso Fernal

A Biblioteca Pública Municipal de Araguari, no Triângulo Mineiro, conta com um setor que reúne grande e atualizado acervo de livros de Direito, abrangendo todas as matérias e disciplinas. O local recebeu o nome de “Espaço Jurídico Rodrigo Cardoso Fernal” em homenagem a Rodrigo, que faleceu em 2009 e era filho do juiz aposentado Rogério Fernal.

O espaço, destinado a todos os interessados da comarca e região, foi inaugurado em 2011 e reúne grande e atualizado acervo de livros de Direito, abrangendo todas as matérias e disciplinas; Vade Mecuns, códigos, doutrinas, jurisprudências, preparatórios para o Exame da Ordem e concursos para a magistratura, Ministério Público, delegado e escrivão da Polícia, Forças Armadas, Polícia Militar e outros.

FOTOS:              ASCOM – Secretaria de Gabinete