Reunião para discutir medidas sobre a colheita de café no município foi realizada pela Prefeitura de Araguari
A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Agricultura realizou na manhã de hoje, 16, uma reunião com a Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA e com a Coocacer - Cooperativa de Cafeicultores na Região do Cerrado Mineiro. Participaram desse encontro o Secretário de Agricultura Mayron Ramos, Presidente da ACA – Cláudio Morales e Eliane Cristina Cardoso representando a Coocacer.
A reunião teve como objetivo promover esclarecimentos sobre como proceder quanto a colheita de café em meio à pandemia da Covid-19, e as diretrizes tomadas pelos órgãos de saúde.
Os representantes das duas entidades levaram ao conhecimento do secretário, a forma de como é feita a colheita de café dentro do município, a qual tem previsão de ser iniciada no início do mês de maio. Morales apresentou que a colheita no município é feita 95% mecanizada, e que não utilizam mão-de-obra vinda de outras cidades e estados.
“É uma colheita diferente de outros estados e até de outros municípios mineiros, como no Sul de Minas, por exemplo. A região de Araguari é dotada de um terreno plano o que possibilita que qualquer tipo de maquinário seja usado. A mão de obra utilizada vem de dentro dos próprios familiares proprietários e de pessoas que residem em Araguari”, explicou o Presidente da ACA.
Na reunião ficou decidido que será feito um levantamento funcional da colheita em Araguari, para que seja apresentado ao Presidente do Comitê de Gestão de Crise, no qual serão apontados todos os mecanismos e manejo com pessoal que trabalha nas fazendas possuidoras de lavouras de café.
“Foi uma reunião bastante proveitosa e vamos levar todos os fundamentos para o Comitê a fim de certificar que em termos de colheita o município de Araguari é bastante privilegiado nesse ponto”, destacou o Secretário Mayron Ramos.
“A colheita de café é muito importante para o município de Araguari. Hoje temos proprietários equipados e quase não se usa mais a mão de obra. Não há o que se preocupar já que os cafeicultores não buscam trabalhadores de outras cidades para trabalhar em Araguari”, disse o Prefeito Marcos Coelho (PSB).