Repasse da SEDESE visa promover a implantação de um núcleo de fomento ao paradesporto
A prefeitura de Araguari recebeu nesta semana, o repasse de R $52.400,00 reais (cinquenta e dois mil e quatrocentos reais), por meio da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE, através da subsecretaria Nacional de Esportes.
O repasse tem como finalidade promover a implantação de um núcleo de fomento ao paradesporto, que visa atender 60 pessoas com deficiência de 6 a 14 anos. Serão trabalhadas duas modalidades esportivas, futsal e basquete, proporcionando uma inclusão social, englobando a deficiência física, deficiência intelectual, deficiência visual e a deficiência auditiva. A previsão é que o projeto tenha suas atividades iniciadas em janeiro de 2023, data em que as inscrições serão divulgadas.
O projeto escrito pelo coordenador do Paradesporto em Araguari, Rômulo Monteiro Fernandes, com apoio do secretário de Esporte e Paradesporto, Wesley Marcos Lucas de Mendonça, com o incentivo importante do prefeito Renato Carvalho, foi a segunda melhor formação de ideia dentre todas as prefeituras de Minas Gerais.
Foram avaliadas as seguintes ações: estrutura do projeto, currículo dos profissionais, realização de capacitação do esporte para outros municípios, treinamentos de pessoa com deficiência, participação em competições do paradesporto e outros critérios.
O QUE É?
O Programa Núcleos de Fomento, realizado pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - Sedese, por meio da subsecretaria de Esportes, consiste no incentivo à prática de atividades físicas, esportes e práticas corporais, visando promover o desenvolvimento e inclusão social das pessoas com deficiência, nos núcleos implantados nos municípios selecionados por edital. A ação será orientada por profissionais de educação física que ministrarão conteúdos de diversos esportes e/ou atividades recreativas, desenvolvendo os valores fundamentais para a formação do cidadão. Podem pleitear o recurso municípios e Organizações da Sociedade Civil
PÚBLICO-ALVO
Pessoas com deficiência.
OBJETIVOS GERAIS
Potencializar ações esportivas desenvolvidas para pessoas com deficiência (paradesporto) em Minas Gerais contribuindo, assim, com o aumento da qualidade dos serviços prestados e da capacidade de atendimento, assim como, disseminar o paradesporto no Estado e promover ações inclusivas. Estimular a prática de atividade física e do lazer para as pessoas com deficiência; proporcionar a convivência social, por meio das atividades desenvolvidas; estimular a população deficiente a adotar um estilo de vida mais saudável para a promoção da qualidade de vida; desenvolver o esporte para pessoas com deficiência no Estado de Minas Gerais e Incentivar outros municípios e instituições a desenvolverem o paradesporto.
“Continuamos o nosso trabalho para que o paradesporto seja um marco importante para Araguari. Ficamos em sétimo lugar na classificação geral e dentre todas as prefeituras ficamos atrás somente de Belo Horizonte. É um sinal positivo que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito Renato Carvalho.
