Racismo não é opinião. É crime!

O racismo é a discriminação social de um indivíduo que tem por base um conjunto de julgamentos preconcebidos que o avaliam de acordo com suas características físicas, especialmente, a cor da pele. Em outras palavras: o racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam grupos sociais por considerarem algumas superiores a outras.
Embora se fale muito no nosso país sobre o racismo contra os negros, o fato é que qualquer tipo de discriminação levando em conta a raça, é considerado racismo.
O racismo pode estar presente em qualquer tipo de ambiente: na rua, no trabalho, ou em meio a pessoas mais próximas. Por isso é importante que todas as formas de ocorrência sejam notificadas, independente se elas são nítidas ou discretas. Somente pela denúncia é possível proteger a vítima e todo um grupo que pode ser atacado
A superintendência da Promoção da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e da Inclusão Social- SUPIR tem trabalhado para mudar essa realidade, promovendo a conscientização sobre a importância da inclusão e da diversidade, e lutando contra a discriminação em todas as suas formas. Através de ações tem promovido a valorização da cultura afro-brasileira.
 
O racismo é a discriminação social de um indivíduo que tem por base um conjunto de julgamentos preconcebidos que o avaliam de acordo com suas características físicas, especialmente, a cor da pele. Em outras palavras: o racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam grupos sociais por considerarem algumas superiores a outras. Embora se fale muito no nosso país sobre o racismo contra os negros, o fato é que qualquer tipo de discriminação levando em conta a raça, é considerado racismo. O racismo pode estar presente em qualquer tipo de ambiente: na rua, no trabalho, ou em meio a pessoas mais próximas. Por isso é importante que todas as formas de ocorrência sejam notificadas, independente se elas são nítidas ou discretas. Somente pela denúncia é possível proteger a vítima e todo um grupo que pode ser atacado A superintendência da Promoção da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e da Inclusão Social- SUPIR tem trabalhado para mudar essa realidade, promovendo a conscientização sobre a importância da inclusão e da diversidade, e lutando contra a discriminação em todas as suas formas. Através de ações tem promovido a valorização da cultura afro-brasileira.