Projeto “Vivenciando o seu local de trabalho” é promovido na FAEC

A Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura promoveu na manhã do último dia 16 um mini-curso como treinamento para os funcionários da Fundação, com o objetivo de despertar em cada agente a consciência da preservação do Patrimônio Cultural Imóvel, Móvel, Natural e Imaterial do Município de Araguari.

A coordenadora do projeto “Vivenciando o seu local de trabalho” e historiadora da Divisão de Patrimônio Histórico, Consuelo Montes, explicou sobre o projeto e sua importância.

Na perspectiva de levar aos funcionários dos setores da FAEC, que são: Arquivo Histórico Dr. Calil Porto, Biblioteca Municipal Professor Paulo de Oliveira, Casa da Cultura, Casa do Artesão, Museu dos Ferroviários, Museu Histórico de Araguari, Departamento de Comunicação, Tesouraria e Presidência, o projeto ‘Vivenciando o seu local de trabalho’ teve como objetivo capacitar agentes de preservação do Patrimônio cultural de nossa cidade”, destacou Consuelo.

O mini curso estimulou o desejo de conhecer o patrimônio que compõe os conjuntos de Bens Tombados do Município, fornecer material que permita aos funcionários recorrerem sempre que necessário, informar os funcionários que atuam nos diversos setores para que possam atender à comunidade de maneira eficaz e construir parâmetros sobre os diversos modos de tombamento histórico”, explicou a historiadora.

O Presidente da FAEC, Jean Laverdi, comentou sobre a realização do treinamento para os funcionários da Fundação.

Quando se pensa em preservar o patrimônio histórico de Araguari, é imprescindível saber com precisão o que ele realmente significa para os cidadãos. Outra coisa importante é saber com que tipo de bens estamos tratando, pois à definição de patrimônio cabem as mais diversas manifestações da ação humana, das edificações ás danças, das cidades aos ritos religiosos. E foi justamente isso que o projeto ‘Vivenciando o seu local de trabalho’, desenvolvido pela equipe da Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC,  nos mostrou”, frisou Jean Laverdi.

O mini curso atende a uma normativa do IEPHA-MG – Instituto Estadual do Patrimônio Históricos e Artístico de Minas Gerais, que delibera sobre a salvaguarda e promoção de programas de educação para o patrimônio nos setores municipais de patrimônios culturais.

Temos em Araguari um trabalho que vem sendo desenvolvido há cerca de duas décadas em consonância com as recomendações do IEPHA-MG e o ‘Vivenciando o seu local de trabalho’ é mais uma das ações desenvolvidas pela Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC”, finalizou Consuelo Montes.

Ações como essa, de treinamento da equipe é uma das primícias do nosso governo, temos por obrigação oferecer aos araguarinos um atendimento primoroso e principalmente rico em informações”, destacou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).