Projeto Vereda de Plásticos é apresentado para Secretaria de Educação

Desde novembro de 2015, o Grupo Greenpeace do Cerrado, que atua em Araguari, Uberlândia, Ituiutaba e Uberaba, vem desenvolvendo um trabalho de conscientização da preservação das Veredas de Minas Gerais.

                   

​  ​

Em Araguari, preocupados com o entorno das Veredas das Araras, margeadas pelos bairros São Judas Tadeu, Vieno, Conjunto Mauá e São Sebastião, o Grupo Portal do Cerrado, composto por doze integrantes, entre ambientalistas, engenheiro ambiental, médica, publicitária, educadora, estudantes, entre outros, criou o Projeto VEREDA DE PLÁSTICOS, que visa a integração de todos os setores da sociedade, trabalhando, além do Meio Ambiente, o aspecto social através da confecção e venda de utensílios domésticos a partir da reciclagem de garrafas PET.

                   

​ ​

Sabemos que os moradores dos bairros das Veredas das Araras vêm enfrentando o aumento do desemprego, o que ocasiona diminuição da renda nos núcleos familiares. Com isso, as famílias estão produzindo vassouras com as folhas dos buritis, localizados nessa região, contribuindo com o desaparecimento da espécie e, consequentemente, agravando a saúde das Veredas com o secamento gradativo das nascentes das águas”, explicou Reynaldo Brito, ambientalista e Pesquisador ambiental do Greenpeace em Araguari.

                 

​  

Por esse motivo, o grupo de ambientalistas do Greenpeace esteve na Secretaria de Educação com o Secretário Werley Macedo e sua equipe na tarde desta segunda-feira (24), quando apresentaram o Projeto com vistas à futuras parcerias na área da Educação. “Durante o processo de conscientização ambiental, fomos a igrejas, Associação de Moradores e Organizações sociais, fazendo um trabalho de consciência ecológica na população em geral. Nesse momento, estamos entrando no principal eixo de educação e conscientização, que são as escolas e as Universidades. Por isso, viemos apresentar o projeto e programar futuras parcerias, com apoio da Educação, a fim de atingirmos nossa meta rapidamente”, justificou o também Coordenador Geral do Greenpeace em Araguari, Reynaldo Brito.

                    

​ 

Essa iniciativa a ser trabalhada na Educação foi criada e desenvolvida na Câmara dos Deputados, em Brasília, pela Pesquisadora Ambiental Pós-graduada em Educação e Ensino de História e Coordenadora de Projetos, Rose Carla de Araújo Oliveira, cujo Projeto de Lei de nº 1696 de 2007 trata de “criar na educação básica, em escolas estaduais e municipais, centros culturais ecléticos com atividades múltiplas, inclusive produtivas”.  http://www.camara.gov.br/sileg/integras/518503.pdf

                   

​  

O Núcleo Ambiental da Secretaria de Educação recebeu o Projeto VEREDAS DE PLÁSTICO muito bem, e planeja realizar essa parceria com grande expectativa. Segundo o Secretário Werley Macedo, é preciso fazer algo para que as crianças e os jovens, futuros gestores de nosso país, se sensibilizem à essa causa através de ações práticas. “É extremamente viável a oportunidade que o Projeto Veredas de Plástico traz para as crianças da rede municipal. Não somente as crianças devem ser estimuladas, como também seus pais, que poderão participar e confeccionar as vassouras ecológicas para serem utilizadas em casa e até vendidas”, comentou o Secretário.

                              

Greenpeace

 

Organização Não Governamental com sede em Amsterdã e com escritórios em mais de 40 países, que atua internacionalmente em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Como organização global e independente que defende o ambiente e promove a paz, o Greenpeace tem inspirado as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. E no Brasil, não é diferente. Desde a primeira e mais importante Conferência Ambiental da história, a Eco-92, o Brasil luta pelos mesmos ideais.

​ ​

Em Araguari, por meio do Greenpeace do Cerrado, vários projetos ambientais têm sido desenvolvidos, como o fogão solar baseado em lentes líquidas e o Projeto Veredas de Plástico que, mais recentemente, foi encaminhado para análise na Universidade de Tóquio, no Japão.

 

​ ​

Para mais informações, acessar https://greenwire.greenpeace.org/brazil/pt-br/groups/greenpeace-do-cerrado-araguari-mg, e https://www.facebook.com/pg/greenpeacecerrado/about/?ref=page_internal. Para denúncias, comentários ou sugestões, o número do whatsapp do Greenpeace do Cerrado é 034-99132-2026.

 

FOTOS:                ASCOM – Secretaria de Gabinete