Projeto “Seleções do Futuro” será implantado em Araguari

Araguari foi contemplada recentemente com um núcleo do Projeto “Seleções do Futuro”, um programa do Ministério dos Esportes que objetiva democratizar e promover condições favoráveis ao desenvolvimento do futebol.

O projeto, em seu aspecto conceitual, está sintonizado com a Lei Pelé em seu Art. 3º, inciso IV.  Fica claro nesse Capítulo III que o desporto pode ser de formação pelo fomento e aquisição inicial dos conhecimentos desportivos que garantam competência técnica na intervenção desportiva, com o objetivo de promover o aperfeiçoamento qualitativo e quantitativo da prática desportiva em termos recreativos, competitivos ou de alta competição, esse último caso pertinente.

Segundo o Secretário Municipal de Esportes e Juventude, Sebastião Naves, que jogou futebol profissionalmente em Goiás e no Distrito Federal: “Ao conceituarmos o desporto de formação, é fundamental que o entendamos numa perspectiva ampla, global e aberta à participação de todos, e não apenas dos mais habilidosos com o intuito de simplesmente formar jogadores de futebol”.

E o Assessor Especial de Juventude, Guilherme Afonso, complementa: “Sem sombras de dúvidas, em determinados contextos, o eixo no alto rendimento é pertinente; contudo, é preciso ponderar que o foco do Projeto ‘Seleções do Futuro’ deve estar nos aspectos sociais e inclusivos da prática esportiva”.

O Programa “Seleções do Futuro” tem como público-alvo crianças e adolescentes com faixa etária entre 06 a 17 anos, prioritariamente aqueles matriculados nas escolas públicas. O objetivo geral é incentivar, desenvolver e democratizar o acesso à formação esportiva na modalidade futebol para crianças e adolescentes, buscando garantir com qualidade o direito constitucional ao esporte; oferecer condições favoráveis à prática da modalidade futebol; contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras dos beneficiados, no intuito de melhorar o desempenho esportivo na modalidade futebol; desenvolver ações no sentido de contribuir para a formação e qualidade de vida (auto-estima, convívio, integração social e saúde).

A Constituição Federal Brasileira de 1988 dispõe sobre princípios norteadores para o desenvolvimento de políticas públicas, segundo o critério de justiça social. Com a promulgação do texto constitucional, bem como a disseminação do repertório da cultura corporal através de práticas esportivas atreladas aos fundamentos de uma abordagem pedagógica mais progressista, é alterado de forma profunda o conceito de esporte no país. Nesses termos, o Estado assume a responsabilidade de promover o acesso dos brasileiros às diversas manifestações esportivas como direito social, uma vez do disposto no Art. 217 da Carta Magna, em seu caput, conforme a seguir: “É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais, como direito de cada um (...)”.

O Secretário Municipal de Governo, Rafael Guedes, que possibilitou a articulação em Brasília para a vinda dos recursos e assinatura do convênio, acrescenta: “Ao assumir o que dispõe a Constituição, reafirma-se atenção do Governo à prática esportiva como fator de desenvolvimento da cidadania. Assim, o esporte, enquanto ferramenta, possibilita à criança e ao jovem o estabelecimento de conceitos e valores que podem contribuir para a formação de um cidadão ético, crítico e responsável socialmente”.

Sob este horizonte, cabe ao poder público ser o formulador dessas políticas esportivas, assegurando os direitos sociais fundamentais a todos os cidadãos com qualidade, equidade e universalidade, esforçando-se para a democratização do acesso ao esporte. Nesse sentido, faz-se necessário utilizar do protagonismo dado ao futebol em nossa sociedade pois, ao considerarmos os dados do Diagnóstico Nacional do Esporte – DIESPORTE, estes revelam que essa é a modalidade mais praticada no país (42,7%), além de ser o primeiro esporte realizado para 59,8% dos entrevistados.

O Prefeito Marcos Coelho, referindo-se ao projeto, finaliza: “É imprescindível a nossa atuação, como gestor público, para proporcionar políticas para as crianças e jovens que buscam se tornar jogadores profissionais possam aprender conhecimentos para além do futebol. Em outras palavras, proporcionar aos beneficiados a evolução da consciência, o prazer pela prática esportiva e a aquisição de uma cultura de lazer esportivo”.

FOTO:       SECRETARIA DE ESPORTES