Projeto “Araguari Ativa” comemora resultados positivos

De acordo com a Deliberação CIB-SUS/MG, nº 2.341, de 19 de abril de 2016, que aprovou a Política Estadual de Promoção da Saúde no âmbito do Estado de Minas Gerais, POEPS, o município de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde, criou o projeto “Araguari Ativa”. Um dos indicadores deste projeto é a quantidade de pessoas que praticam atividade física no município, no mínimo duas vezes por semana, nas UBSFs, em associações e secretarias parceiras na cidade.

A meta estabelecida pelo município é de 1% da população SUS, e o objetivo é a promoção da saúde dos usuários através dos exercícios físicos, melhorando assim a qualidade de vida e prevenindo agravos à saúde.

A equipe do projeto “Araguari Ativa” da POEPS é gerida pela Coordenadora da Atenção Primária, Dra. Marislene P. C. Nunes, e apoiada pelos profissionais: Murilo Franco (Coordenador da equipe POEPS e Educador Físico); os educadores físicos Pedro Humberto, Nathália de Araújo e Mara Núbia, e os fisioterapeutas Lívia Maria e Alberth Danilo. Além destes, oito estagiários de educação física se juntaram à equipe para auxiliar nos grupos, melhorando assim a qualidade das aulas e o atendimento da população.

Em setembro deste ano, essa equipe comemorou um ano de atividades e de muito trabalho, cujos resultados foram muito positivos.

O primeiro quadrimestre de 2017 iniciou com um aumento de mais de 20% da população SUS com relação ao 3º quadrimestre de 2016. Ou seja, 641 pessoas praticavam atividade física, pelo menos duas vezes por semana, orientados pelos profissionais das equipes em todas as regiões da cidade.

O segundo quadrimestre não somente atingiu, como também superou, a meta de 1% da população SUS que pratica atividades físicas, cujo índice é de 978 pessoas da população SUS. E a expectativa é que o 3º quadrimestre de 2017 mantenha ou supere esses números, já que existe uma boa integração entre a gestão, a equipe do POEPS e as Unidades de Saúde do município.

Para Marislene Pulsena, além de o município cumprir com as exigências da Deliberação Estadual, o município ainda recebe um repasse de recursos financeiros: “Araguari receberá o valor de R$ 92 mil reais, com base no cumprimento das metas do projeto ‘Araguari Ativa’, o que nos deixa muito felizes. Além da população participar ativamente das atividades físicas durante todo o ano, inclusive em período de férias escolares, melhorando sua condição física e bem-estar, todo o município ganha por meio desse repasse. Por isso, convidamos a todos para se exercitarem, indo até as UBSFs mais próximas de suas residências,” convidou a Coordenadora da Atenção Primária.

O Prefeito Municipal se manifestou bastante satisfeito com os índices, comprovados pela tabela abaixo, que expressam o interesse e a conscientização da população em fazer atividades físicas. “Sabemos que, por meio de atividades físicas, todos nós melhoramos nossa saúde, como temos também uma qualidade de vida melhor. De forma moderada e regular, é fundamental ainda contar com o apoio de educadores físicos. Parabéns a todos os araguarinos que têm buscado se exercitar, indo às Unidades de Saúde, e procurado orientação. E os que ainda não estão nesse grupo de pessoas, que possam se juntar a eles,” salientou Marcos Coelho (PMDB).