​Projeto “Agente Ambiental Mirim” certifica estudantes araguarinos

O Projeto ‘Agente Ambiental Mirim’, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Sala Verde, e pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Zoonoses, encerrou hoje, 31 de outubro, mais uma edição.
O evento aconteceu na sede da Academia de Letras e Artes de Araguari – ALAA, quando diplomou aproximadamente uma centena de alunos do 4º ao 6º ano das Escolas Estaduais Raul Soares, Paes de Almeida e Rainha da Paz, além do Colégio Mais Positivo.
Participaram do evento o Vice-Prefeito, Clayton Fernandes; o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior; o Coordenador do Departamento de Zoonoses, Vicente de Paula Marques; a 2ª Ten. Mariana, do 2º Batalhão Ferroviário; o 1º Ten. Cassimiro, do 53º Batalhão de Polícia Militar; o Sub-Tenente Lucenildo, da 3ª Cia. do Corpo de Bombeiros; diretores, professores e pais de alunos.
Em 2017, a proposta do projeto foi estimular e apoiar processos de educação ambiental e de saúde na construção de valores nas relações sociais. O curso foi dividido em 15 módulos, perfazendo uma carga horária de 40 horas.
“O projeto ‘Agente Ambiental Mirim’ é reconhecido como um dos melhores no segmento de educação ambiental e cuidados com a saúde na cidade de Araguari. Nessa edição, fomos da teoria à prática; buscamos assim aprimorar o conhecimento de nossos agentes, pois não existe meio ambiente sem saúde,” comentou Joelson Silvano de Moura, Coordenador da Sala Verde e idealizador do projeto, juntamente com a Educadora Ambiental Eliete Abadia Borges.
Joelson ressaltou também a união dos parceiros – Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Saúde: “ganhou o projeto, ganharam os alunos, ganhou o município,” finalizou.
A Diretora da E.E. Rainha da Paz, participando pela primeira vez do projeto, diz da sua satisfação e do interesse por projetos futuros: “Foi um sucesso o projeto. Vamos agora participar todos os anos porque vimos que nossos alunos tiveram grande aprendizado,” relatou Aline Ferreira Rodrigues.
O estudante Murilo Henrique de Souza Fernandes, da E.E. Raul Soares, participou do projeto em 2013, mas continua apoiando várias ações com a mesma temática. Para ele, que tem uma visão bem definida e clara sobre a realidade que vivemos, compreende que das crianças dependemos. E todas as crianças que participam desse projeto se tornarão multiplicadores dessa ideia em todos os segmentos por onde passarem, daí a importância da participação e da conscientização.
“A gente vive num tempo que corruptores reclamam da corrupção, poluidores reclamam da poluição, e a gente precisa de uma esperança para o amanhã. As crianças que fizeram o curso sabem que o que fizeram no curso e o que vivem não é um discurso – é uma vida, que protege outras. É uma vida que depende de outras; são vidas que dependem de outras, e vidas que dependem da ação destas crianças. O futuro hoje está aqui,” encerrou o jovem, concluindo que, embora possa parecer um trabalho de formiguinha, é assim que caminhamos para um mundo melhor.
O Secretário de Meio Ambiente manifestou-se muito feliz por participar da entrega de diplomas a mais essa turma de crianças que participam do Projeto “Agente Ambiental Mirim”. “Estamos muito felizes por essa turma que recebe seus diplomas hoje, num projeto que envolve as Secretarias de Meio Ambiente e de Saúde, com o intuito de propiciar a formação desses estudantes, que vão difundir todo o conhecimento adquirido na área ambiental, e posteriormente aplicá-lo. Vai ser uma contribuição muito grande para o meio ambiente com esses alunos,” relatou Hamilton Júnior.
Com o propósito de se trabalhar na construção da consciência e a transformação de pequenas em grandes ações em prol do meio ambiente e da saúde, o Vice-Prefeito, num diálogo com as crianças, parabenizou-as, fortalecendo a necessidade de começar desde criança com a preocupação e o cuidado com o meio ambiente: “Temos que começar cedo para termos um futuro melhor. Vocês, crianças, farão diferença com suas ações. Devemos despertar a consciência pela preservação, buscando uma vida sustentável,” comentou Clayton Fernandes.

FOTO: ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete​