Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional será implantado em Araguari

Na última terça-feira, 14 de maio, o Secretário de Políticas Sobre Drogas – Ailton Oliveira Souza esteve em Belo Horizonte, representando a Prefeitura de Araguari. A visita teve como objetivo reunir, com o apoio do Deputado Estadual Raul Belém, com a Subsecretária Estadual de Políticas de Prevenção Social à Criminalidade, Andreza Rafaela, visando renovar o Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o município de Araguari e o estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP, visando a implantação de programas de  prevenção à criminalidade em Araguari.

 

Durante a reunião foi conquistado um importante benefício para o município, a implantação do PRESP – Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional. O Programa visa acolher egressos do Sistema Prisional para evitar a reincidência criminal. O PRESP deve trazer resultados positivos quanto à segurança pública de Araguari e diminuir os problemas consequentes do uso e tráfico de drogas ilícitas, uma vez que grande parte dos indivíduos oriundos do Sistema Penal tem envolvimento com drogas.

 

“A Prefeitura de Araguari oferecerá todo apoio logístico e estrutural necessário. O Programa funcionará no mesmo prédio da CEAPA – Central de Alternativas Penais, promovendo condições para que indivíduos que tiveram cerceamento de sua liberdade possam reestruturar laços familiares e sociais para ingressarem com dignidade na sociedade. Dessa forma o Programa evita que haja a reincidência de crimes e violência. È um sonho antigo que será realizado a partir de julho.” – afirmou o Secretário de Políticas Sobre Drogas – Ailton Oliveira Souza.

 

“O Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) trabalha com aqueles indivíduos que sofreram processos de criminalização e cerceamento de liberdade. Seu objetivo é diminuir as exclusões e estigmas decorrentes dessa experiência, promovendo condições para a retomada da vida em liberdade. O programa busca o distanciamento do egresso das condições que provoquem a reincidência criminal, e será uma importante ferramenta para o município de Araguari”, destacou o Prefeito Marcos Coelho.

 

 

FOTO: Secretaria de Política sobre Drogas