PROCON realizará Encontro Educacional para orientar comerciantes

A Prefeitura de Araguari, por meio do PROCON, Vigilância Sanitária e SIM – Sistema de Inspeção Municipal e em parceria com Ministério Público na curadoria de Defesa do Consumidor e o PROCON estadual realizará no próximo dia 14, quinta-feira, o Encontro Educacional para orientar comerciantes.

O evento tem o objetivo de orientar comerciantes do ramo de açougues e produtores de alimentos de origem animal ainda não regularizados perante o SIM, como: laticínios, carnes, ovos, mel e peixes, para futuras fiscalizações sanitárias em estabelecimentos.

A Secretária de Saúde, Iara Borges, falou da importância da orientação. “O objetivo é instruir os comerciantes para se adequarem as normas sanitárias vigentes. É responsabilidade da Vigilância Sanitária fiscalizar, mas para realizar essa fiscalização é necessário orientar a todos sobre as adequações, para que os mesmos se adequem as normas”, disse a Secretária.

“O SIM é um órgão municipal vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, responsável por garantir que os alimentos que são feitos de produtos de origem animal cheguem à mesa do consumidor final com o máximo de qualidade possível, respeitando todos os padrões de sanidade e qualidade desde o recebimento da matéria prima até a entrega do produto final. Para isso é fundamental ensinar os produtores como atuar de forma regular com as normas estabelecidas”, ressaltou Paulo de Brito, Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios.

“O propósito do PROCON é resguardar o consumidor com relação aos produtos consumidos, por isso quando podemos orientar os produtores sobre as normas vigentes é interessante, pois estamos protegendo  a integridade e a saúde do consumidor. Quando os produtores se adéquam as normas os consumidores é quem são os beneficiados”, ressaltou José Ricardo Resende, Secretário de Fazenda.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) enfatizou a necessidade de adequação as normas do SIM. “É fundamental que os comerciantes se adequem as  normas, mas para essa adequação é importante que tenha encontros como esse para orientá-los a melhor forma de realizar tais adequações”, declarou o Prefeito.

As inscrições para participar do encontro são gratuitas e podem ser feitas na PROCON Araguari, no SIM ou na Vigilância Sanitária. O Encontro acontecerá na Capela do IMEPAC na quinta-feira, dia 14, das 13 às 18 horas.

FOTO:  SECRETARIA DE GABINETE