PROCON realiza encontro educacional para orientar de fornecedores produtos de origem animal

A Prefeitura de Araguari, por meio do PROCON, Vigilância Sanitária e SIM – Sistema de Inspeção Municipal e em parceria com Ministério Público Estadual na curadoria de Defesa do Consumidor e o PROCON Estadual realizaram na quinta-feira, dia 14, quinta-feira, o Encontro Educacional para orientar comerciantes de produtos de origem animal.

O evento foi realizado com o intuito de orientar  comerciantes do ramo de açougues e produtores de alimentos de origem animal sobre as boas práticas para açougues, as normas vigentes de regularização perante o SIM e formulário de fiscalização adotado pelo PROCON Estadual na inspeção dos estabelecimentos.

A Coordenadora da Vigilância Sanitária falou sobre as boas práticas para açougues e apresentou a equipe de fiscais que compõe a VISA do Município. O médico veterinário do SIM explicou como é feito o processo de regularização das empresas perante o SIM. Por fim o servidor do PROCON-MG, Rhilmer Reis Dias abordou os tópicos do formulário de fiscalização e explicou o passo-a-passo de como ela é feita. Rhilmer elogiou a forma de atuação dos profissionais do Município, haja vista que os estabelecimentos estão em sua maior parte trabalhando na adequação perante as normas. O objetivo foi o de mostrar que a fiscalização é baseada nas normas legais em vigor, elucidar o porquê da existência dessas normas e sensibilizar os participantes para esse ponto.

“O SIM é um órgão municipal vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, responsável por garantir que os alimentos que são feitos de produtos de origem animal cheguem à mesa do consumidor final com o máximo de qualidade possível, respeitando todos os padrões de sanidade e qualidade desde o recebimento da matéria prima até a entrega do produto final. Para isso é fundamental ensinar os comerciantes e produtores a melhor maneira de atuar de forma regular com as normas estabelecidas pelos órgãos competentes”, ressaltou Paulo de Brito, Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios, que esteve presente no encontro.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) enfatizou a necessidade de adequação e da qualidade dos produtos comercializados. “É fundamental que os comerciantes se adequem as  normas, mas para essa adequação é importante que tenha encontros como esse para orientá-los a melhor forma de realizar tais adaptações”, declarou o Prefeito.

O evento foi realizado na Capela do IMEPAC e contou com a presença da Fiscal Sanitária Vigilância Sanitária Estadual Talita Costa E Silva Brito e  Tereza Cristina Neves - assessora de inspeção do IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária e do Tenente Messias do 53º Batalhão de Polícia Militar.

FOTO:  SECRETARIA DE GABINETE