Procon orienta consumidores diante de mais uma promoção Black Friday

As promoções da Black Friday terão início nesta sexta-feira, 26 de novembro, e o Procon de Araguari chama atenção dos consumidores em vários pontos, principalmente em seus direitos no ato da compra e em caso desejar devolver o produto fiquem atentos.


O Procon recomenda que é importante verificar não apenas o anúncio, mas as condições de pagamento, os juros inseridos e as formas de parcelamento. Conforme as condições oferecidas no parcelamento, o produto volta ao preço normal.

 Se o consumidor observar prática abusiva na relação de consumo, contate o Procon.
O momento requer também atenção aos golpes nessa época de promoções, como a criação de páginas falsas que simulam promoções fraudulentas e perfis falsos em redes sociais. Atenção aos links enviados por e-mail e no WhatsApp.


Em caso de arrependimento de compra é legal. E o consumidor pode se arrepender em até 7 dias de compras na internet.


Assim como no Brasil, no exterior é possível realizar compras em grandes lojas virtuais. No momento de optar pelo site que irá comprar, a recomendação é realizar pesquisa de reputação do e-commerce e os relatos de outros consumidores. Também certifique-se de que o endereço eletrônico tenha cadeado, isso assegura que o ambiente é confiável. Os problemas mais comuns com esses sites são a perda ou o extravio dos produtos e as taxas cobradas sobre importação.


As compras por impulso devem ser levadas em consideração. Se você tem o hábito de comprar por impulso, está na hora de repensar. Esse hábito leva ao superendividamento. Adote estratégias para usar seu dinheiro de forma consciente.


O consumidor deve pesquisar e ainda verificar histórico de preços do produto antes de realizar a compra. Existem sites que disponibilizam esse histórico, permitem criar alertas para quando o produto atingir o valor desejado e ainda disponibiliza um gráfico de valores do produto durante o ano. Os aplicativos mais usados são Bondfaro, Buscapé, JáCotei e Zoom.


É importante pesquisar, planejar e escolher meios de pagamentos confiáveis para a garantia de uma compra segura. Uma rápida pesquisa em sites pode ajudar a comparar preços. Se ligue e boas compras!
“É importante que as pessoas estejam atentas para que não caiam em golpes e sobre seus direitos. Qualquer que seja a dúvida procure o Procon que é o responsável em atuar na proteção do consumidor”, orientou a Diretora do Procon/Araguari Michelle Corsino. 
 
As promoções da Black Friday terão início nesta sexta-feira, 26 de novembro, e o Procon de Araguari chama atenção dos consumidores em vários pontos, principalmente em seus direitos no ato da compra e em caso desejar devolver o produto fiquem atentos.