PROCON e Ministério Público realizam encontro educacional para orientar comerciantes sobre o uso de sacolas plásticas

Com intuito de reduzir e conscientizar o consumidor sobre o uso de sacolas plásticas a Prefeitura de Araguari, por meio do PROCON e em parceria com Ministério Público na curadoria de Defesa do Consumidor, o PROCON Estadual, Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação realizaram na sexta-feira (09) o Encontro Educacional para orientar comerciantes sobre o uso das sacolinhas.

O evento contou com a participação de vários comerciantes, em particular do ramo supermercadista.  O objetivo do encontro é esclarecer e orientar os comerciantes sobre a Lei Municipal 5090/2012 que dispõe  sobre a substituição do uso de sacos plásticos de lixo e de sacolas plásticas, por sacos e sacolas ecológicas, e dá outras providências.

A lei estipula que as sacolas convencionais devem ser substituídas por sacolas e sacos de lixo de materiais oxibiodegradável ou sacolas retornáveis de tecido ou nylon. A preocupação com sacos e sacolas plásticas sempre despertou discussões, principalmente sobre o descarte irregular e os danos causados ao meio ambiente. O assunto foi discutido primeiramente com os comerciantes, para que os mesmos possam se adequar a lei e auxiliar na conscientização do consumidor.

Cristina Fagundes, Promotora da 4ª Promotoria e curadora do Meio Ambiente, falou da aplicação da lei e da conscientização que é necessária aos consumidores. “O intuito da lei é evitar danos ao meio ambiente e proporcionar o consumo consciente. Nesse primeiro momento estamos realizando esse encontro para os comerciantes com o propósito de orientar e conscientizar a todos e evitar punições futuras”, explicou a Promotora.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB) enfatizou a necessidade de adequação para a preservação do Meio Ambiente. “É importante que os comerciantes se adequem as normas e ao que a Lei determina. Esse encontro possibilita que todos tenham  conhecimento e possam se programar para adequar ao que é determinado pela Lei”, disse o Prefeito.

Foto: Secretaria de Gabinete