Primeira Conferência de Saúde Mental é realizada em Araguari
A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde com apoio do Conselho Municipal de Saúde realizou a Primeira Conferência de Saúde Mental de Araguari. O tema usado no encontro foi “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo aos Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”.
O objetivo da conferência foi debater coletivamente conquistas, avanços e desafios que constituem a atenção psicossocial aos cidadãos e às cidadãs do município, debatendo e propondo práticas que busquem assegurar de forma efetiva o cuidado em liberdade e a promoção de direitos humanos em nossos serviços.
No primeiro dia do encontro, as discussões foram divididas em quatro eixos temáticos:
1 - Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania.
2 - Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.
3 - Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade.
4 - Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
No segundo o último dia, os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho, cada um sendo mediado por um profissional especializado em Saúde Mental, com conhecimento acerca do eixo previamente designado a ele.
Após a reunião dos grupos, várias propostas foram pensadas para fortalecer os cuidados em liberdade. Algumas propostas são a nível municipal e outras a nível estadual e federal. Dentre as sugestões apresentadas foram destacadas algumas delas:
Criação em Araguari de uma unidade de acolhimento, criação de um centro de convivência e cultura;
Ampliação do programa cuidando de quem cuida para cuidar da saúde dos trabalhadores;
Garantia de equipe mínima nos CAPS para fortalecer o trabalho dessas unidades;
Ampliação do número de psicólogos nas unidades básicas de saúde para que cada unidade tenha um profissional para as ações de prevenção;
Promoção e cuidados em saúde mental.
Ao final foram eleitos oito delegados que representarão Araguari na conferência estadual que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de maio em Belo Horizonte