Prefeitura registra queda de R$17 Milhões na arrecadação municipal em relação a 2016

A Prefeitura de Araguari, assim como a grande maioria dos municípios brasileiros, vem sofrendo com nova queda nos repassesda arrecadação municipal. No caso de Araguari, de janeiro a agosto de 2017, na comparação com o mesmo período de 2016, a redução na arrecadação representou um total de R$ 17.664.040,10.

De janeiro a agosto deste ano, a arrecadação soma o valor de R$183.714.514,69 enquanto que, no mesmo período do ano passado, essa quantia havia chegado a R$ 201.378.554,79, ou seja, uma redução de 9,12%.

“São números que confirmam que a arrecadação municipal é muito importante para a saúde dos cofres públicos, que é o principal componente das nossas receitas, e elaestá recuando. Isso significa que, com muita responsabilidade, temos que manter e muito possivelmente até ampliar as ações de austeridade que temos adotado desde janeiro”, comentou o Prefeito Marcos Coelho (PMDB).

“Se esses índices observados entre janeiro e agosto se mantiverem até o final do ano, poderemos ter uma queda real e, com certeza, mais um grande impacto negativo na nossa arrecadação”, destacou o Controlador do Município, Alírio Gama Filho.

Medidas

Para contribuir para a melhoria da arrecadação, a Prefeitura trabalha com um amplo programa de incremento da receita. Desde o primeiro trimestre de 2017, está aberta aos contribuintes a adesão ao parcelamento, em até 10 vezes, de débitos de impostos e taxas municipais de anos anteriores.

Controle dos gastos

A Prefeitura lançou um plano de contenção e intensificou o controle de gastos de todos os setores e órgãos da administração direta e indireta. O contingenciamento está em vigor desde janeiro, e suspende medidas como a celebração de novos contratos de locação e a aquisição de imóveis e veículos, além da concessão de novas subvenções e auxílios a entidades.

Também renegocia todos os seus contratos e está implementando diversas ações para sanar débitos com fornecedores relativos ao exercício de 2016, além de garantir o bom funcionamento dos serviços públicos e o pagamento em dia dos salários do funcionalismo.

“Estamos trabalhando no vermelho desde o primeiro dia desta administração, mas estamos conseguindo honrar com os compromissos assumidos tanto nesta gestão, quanto na anterior. Temos que manter a folha de pagamento em dia, sanar as dívidas com os fornecedores e continuar a investir no choque de gestão – temos trabalhado para que tudo isso aconteça em Araguari”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho.

FOTO:       ASCOM – Secretaria de Gabinete