Prefeitura realiza serviços de recuperação na avenida Minas Gerais
A prefeitura de Araguari, por intermédio da secretaria de Obras realiza mais uma etapa dos serviços de recuperação na avenida Minas Gerais. Nessa fase acontece a compactação do material de envolvimento e reaterro da vala.
A compactação do material de envolvimento do tubo pode ser feita hidraulicamente, com soquetes manuais ou equipamentos mecânicos (sapos mecânicos) dependendo do tipo do material. Deve ocorrer simultaneamente ou alternadamente nos dois lados do tubo, de modo a evitar o seu deslocamento durante essa operação. No primeiro terço do diâmetro da tubulação, deve-se observar o completo preenchimento ao redor do tubo, utilizando soquetes manuais. A espessura das camadas, os equipamentos e procedimentos utilizados na compactação devem ser especificados em projeto ou serão definidos pelo engenheiro da obra.
O REATERRO DA VALA
Após o envolvimento da tubulação, o restante da vala deve ser preenchido com o próprio solo de escavação até que se atinja o nível original do terreno.
Caso exista tráfego de veículos no local, o material de reaterro deverá ser compactado em camadas, utilizando nas primeiras camadas equipamentos leves (soquete manual ou sapo mecânico) para evitar a ocorrência de danos à tubulação, e nas demais camadas pode-se utilizar outros equipamentos mais pesados.
“A obra da avenida Minas Gerais foi realizada com materiais mais modernos e resistentes, o que confere maior durabilidade ao projeto”, declarou o secretário de Obras, Expedito Castro Júnior.
“A recuperação da avenida Minas Gerais traz mais segurança e conforto a todos que circulam pela via. De acordo com os prognósticos essa obra em breve ficará pronta”, disse o prefeito Marcos Coelho (PSB).
Fotos: secretaria de Obras