Prefeitura realiza Conferência Livre para definir propostas para a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, juntamente com a Prefeitura Municipal de Araguari e Secretaria do Trabalho e Ação Social, realizaram na manhã desta terça-feira (18) no CRAS I – Bairro Brasília, a primeira Conferência Livre para definir quais as propostas que serão apresentadas na XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontecerá no mês de novembro com o tema - Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências.



O evento contou com a presença de representantes das Escolas Estaduais Madre Maria Blandina, Padre Damião, do Centro Educacional Municipal Vilagram Cabrita, representantes da Unidade Básica de Saúde do bairro Maria Eugênia, dos Conselhos Tutelar e Municipal de Assistência Social, da Beneficência Evangélica de Araguari, CIFRA e do Seja Digital.



O debate desta primeira Conferência foi orientado pelo eixo um, que trata da Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social.



Durante o diálogo foram discutidas as estratégias necessárias para promover a articulação intersetorial, a transversalidade e a integração das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes, enfatizando a importância do olhar do Estado para públicos específicos e de maior vulnerabilidade.



Na oportunidade foi abordada a garantia da diversidade na elaboração e implantação das políticas de educação, saúde e assistência social, além da proteção integral de crianças e adolescentes de grupos em situação de vulnerabilidade social, considerando suas especificidades locais, regionais, culturais e identitárias.



“O objetivo desta Conferência é a mobilização dos integrantes do Sistema de Garantia do Direitos, como crianças, adolescentes e sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral dessas crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégicas e ações de enfrentamento às violências e considerando a adversidade”, destacou Eunice Mendes



Luciane de Araújo Santos – Superintendente de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Arruda - Conselheira do Conselho Tutelar e a Secretária Eunice Maria Mendes conduziram as palestras desta primeira Conferência Livre.



De acordo com a Assistente Social Edileuza Barbosa, uma das responsáveis pela organização de todo o processo conferencial, serão realizadas cinco Conferências Livres antecedendo a Conferência Municipal que será realizada no dia 06 de novembro. Com debate balizado pelo eixo 3 – Orçamento e Financiamento das Políticas para Criança e Adolescentes, a segunda livre está agendada para o dia 25 de setembro no CRAS 3.

 

“O objetivo é unir os araguarinos para levantar propostas a serem apresentadas na XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ter a participação dos cidadãos é ressaltar o protagonismo, promovendo o respeito mútuo das diversidades e ressaltando políticas públicas, além de garantir o exercício da cidadania”, afirmou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).



 

FOTO: SECRETARIA DE TRABALHO E AÇÃO SOCIAL