Prefeitura reafirma convenio com Presídio em Araguari
A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria do Agricultura, Abastecimento e Agronegócios, reafirmou neste mês de janeiro convênio com o Presídio de Araguari em prol da ressocialização dos presos. Esta parceria, que faz parte do Programa de Reinserção do Pré-egresso do Sistema Prisional, além de oferecer ao indivíduo em cumprimento de pena a oportunidade de desenvolver habilidades profissionais e a remição de sua pena por dias trabalhados, é um projeto real de reinserção ao convívio social. É um trabalho de valorização profissional e humanização do atendimento aos detentos do município que une esforços para que retornem melhores à sociedade.
“Dar esta oportunidade para estas pessoas privadas de sua liberdade é de grande valia, tanto para o preso, que coloca em prática suas habilidades para futura vida profissional, quanto aos cofres públicos, que economiza na mão de obra. Além de oportunizar-lhes um recomeço de vida digna e longe da criminalidade,” destacou o Secretário de Agricultura, Danilo Franco.
Os detentos estão executando o trabalho na própria sede da Secretaria e também na Granja Mauá.
O Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (MDB), avalia como muito positiva a parceria instituída com o Presídio. “Uma das formas de proporcionar um retorno saudável do detento ao convívio com a sociedade é por meio do trabalho. Além da qualificação profissional e do pagamento pelo seu trabalho, a parceria com a Prefeitura proporciona-lhe dignidade e novas oportunidades,” comentou o Prefeito.
BENEFÍCIO
Nas atividades produtivas, os presos têm direito à remição de pena. Para cada três dias de trabalho, um a menos na condenação; e a remuneração é de ¾ do salário mínimo. Eles devem estar no regime semiaberto e ser aprovados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC), que é uma equipe multidisciplinar composta por profissionais da unidade prisional das áreas de segurança, jurídica, saúde e psicossocial.
FOTO: Secretaria de Agricultura