Prefeitura Municipal realiza semana de atividades de combate ao trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes
Na semana em se comemorou o Dia da Criança, a Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, promoveu mais uma etapa do Cronograma de Ações do AEPETI – Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
A Rua de Lazer foi realizada no Centro Educacional Neusa Rodrigues Teixeira, na Escola Estadual José Carneiro da Cunha e na Escola Municipal Doutor Arcino Santos Laureano (CAIC). A semana de atividades do AEPETI, também marcou a comemoração do “Dia das Crianças” cumprindo o acordo com a Comissão de Gestores Tripartite e com o Ministério do Trabalho referente ao calendário comemorativo indicado na Cláusula 10 do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o município.
Além dos brinquedos, durante a ação foram realizados jogos interativos, atividades culturais e esportivas, brincadeiras, pintura facial e distribuição de algodão doce, pipoca.
Participando de todo o cronograma de atividades, a Secretária Eunice Maria Mendes ministrou aos alunos a palestra “Os Malefícios do Trabalho Infantil e Conscientização sobre a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” propiciando momentos de reflexão e aprendizado para as crianças e adolescentes atores principais nesta luta de combate.
“Hoje encerramos mais esta importante etapa de campanha do AEPETI desenvolvida por toda equipe da rede intersetorial. Uma intensa campanha de conscientização e identificação que fortalecida impedirá que as crianças do município sejam inseridas no trabalho oportunizando tempo para a educação e ao direito à infância. Direito de estudar, brincar e ser criança. Neste jogo estamos dando um cartão vermelho para o Trabalho Infantil e para a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, destacou Eunice Mendes.
Na oportunidade foi entregues aos alunos o Jornal “Diga Não ao Trabalho Infantil” que será tema desenvolvido em sala de aula.
Araguari foi apontada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, com base no Censo de 2010, como sendo um dos 72 municípios, nos quais é maior a incidência de casos de trabalho infantil. A partir do levantamento desses dados os municípios com incidência passaram a receber recurso federal para desenvolver as ações estratégicas. Em junho de 2017 a Prefeitura através da Secretaria do Trabalho e Ação Social entregou ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) um plano de trabalho apontando as ações o cronograma e o desembolso para aplicação dos recursos, o que possibilitou ao município o recebimento do recurso federal para desenvolver ações estratégicas de combate.
“As Ações de Combate a Exploração do Trabalho Infantil são realizadas com o objetivo geral de prevenir a entrada de crianças e adolescentes no trabalho infantil, bem como identificar as que já estão em situação de trabalho infantil e retirá-las desta situação. As ações focam especificamente na sensibilização da população para o tema, através de campanhas e ações nas comunidades envolvidas”, destacou o Prefeito Marcos Coelho.
FOTO: ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE