Prefeitura Municipal de Araguari participa da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social
O município de Araguari, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social, representado pelas delegadas governamentais – a Assistente Social Patrícia Silva Oliveira e a Psicóloga Sandra Santos Rodrigues e pelos representantes da sociedade civil, Juliano Marques Ferreira e Christiane Alves Oliva, participou da 13ª Conferência Estadual de Assistência Social.
O evento aconteceu em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com o tema, “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, a conferência teve como principal eixo, dentre os assuntos abordados, a discussão sobre a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) frente aos impactos da crise financeira da União, Estados e municípios.
Estiveram presentes na abertura do evento cerca de 700 delegados eleitos nas etapas regionais, além de 100 convidados, entre gestores de assistência social, representantes de entidades e de conselhos municipais. Os delegados que participam dessa etapa estadual foram eleitos nas conferências regionais, realizadas em 11 municípios-sede de Minas: Curvelo, Araçuaí, Divinópolis,Varginha, Juiz de Fora, Governador Valadares, Montes Claros, Paracatu, Coronel Fabriciano, Uberaba, Belo Horizonte e Araguari.
O evento é uma realização do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), em parceria com a Sedese.
Conferência – Em sua 13ª edição, a Conferência Estadual de Assistência Social aborda a situação dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), além de propor novas diretrizes para aperfeiçoar o atendimento, com as participações dos representantes dos Fóruns dos Trabalhadores e usuários do Suas – Fetsuas e Feusuas, Cogemas e Associação Mineira de Municípios. O encontro também serve para prestar contas das ações realizadas pelo Ceas ao longo de 2019 e deliberações das conferências regionais.
Durante os dois dias do encontro, várias ações foram debatidas. Entre os eixos se destacam “Os desafios na consolidação do Suas frente aos impactos da crise financeira da União, estados e municípios”; “A reforma da previdência”; “A rede de proteção do Suas e a relação com os órgãos de garantia de direitos”; além da “Democracia participativa, controle social e protagonismo do usuário do sistema”.
Na primeira mesa do dia, a subsecretária de Assistência Social da Sedese, Janaína Reis, apresentou o contexto orçamentário da secretaria e a sua nova estrutura, com as superintendências de Vigilância e Capacitação; Proteção Básica e de Proteção Social Especial, com ações vinculadas à assessoria de gestão do Fundo Estadual de Assistência Social. Na ocasião, Janaína também apresentou o cenário do Sistema Único de Assistência Social (Suas), CadÚnico, Bolsa Família, Proteção Básica e Especial.
“A conferência é um espaço de debate, sobretudo para o fortalecimento do Suas. O diálogo e o envolvimento de todos os atores da assistência social frente aos desafios da área é uma importante maneira de fortalecer o sistema e de continuarmos acreditando na política que preserva a igualdade de direitos, com olhar regionalizado da assistência social para o cidadão, destacou Eunice Mendes.
Parte superior do formulário
FOTO: Secretaria de Trabalho e Ação Social