Prefeitura inicia matrículas para escola bilíngue da rede municipal de ensino

Estão abertas as matrículas para a primeira escola bilíngue da rede pública municipal de ensino de Araguari. A escola atenderá alunos surdos e ouvintes.

Para efetivar a matrícula, os responsáveis devem procurar a escola e apresentar a seguinte documentação: certidão de nascimento, documento de transferência (histórico escolar ou declaração da escola de origem), documento de identificação social do responsável e comprovante de residência. A Escola para Surdos Ozires dos Santos Monteiro coabita no mesmo espaço do Centro Educacional Neusa Rodrigues Teixeira.

A instituição será baseada numa proposta em que os alunos desenvolverão as competências necessárias para usar as duas línguas - Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Língua Portuguesa. Para isso, professores com licenciatura plena em disciplinas do currículo oficial e com habilitação em LIBRAS irão atuar na instituição”, explicou o Secretário de Educação, Werley Macedo.

De acordo com Lucimar Marques Costa Rodrigues, diretora da Escola para Surdos Ozires dos Santos Monteiro, essa é uma iniciativa inovadora em Araguari. “Para essa parcela da população, isso representa uma equiparação de direitos e oportunidades. Parte desses alunos está matriculada nas escolas regulares da rede; e, na escola bilíngüe, eles vão ter acesso a todo conteúdo em libras, o que irá possibilitar um melhor desempenho na aprendizagem”, explicou a diretora.

"Araguari, hoje, está na frente na educação de surdos e na inclusão, pois temos uma equipe especializada, que ensina a língua dos surdos e trabalha a inclusão nas escolas municipais”, ressaltou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).

SERVIÇO:

Matrículas abertas para escola bilíngüe da rede municipal de ensino

Centro Educacional Ozires Monteiro dos Santos

Endereço: Rua Jacyr Guedes da Costa, 150 – Morada de Fátima