Prefeitura inaugura reforma do Ginásio Poliesportivo General Rubens Mário Brum Negreiros

A prefeitura de Araguari, através das secretarias de Esportes, de Planejamento, Orçamento e Habitação e de Gabinete, inaugura hoje, às 19h, a reforma do Ginásio Poliesportivo General Rubens Mário Brum Negreiros, localizado na rua Virgílio de Melo Franco, 225, bairro Centro.

Foram realizados trabalhos de troca do calçamento; ajardinamento; instalação de bebedouros novos, dos assentos em toda arquibancada e de elevador para portadores de deficiência física; construção de vestiários e cabines para imprensa; e reforma dos banheiros.

No Complexo do ATC – Araguari Tênis Clube foram realizados trabalhos de pintura geral, troca dos azulejos, instalação de 200 assentos em uma das quadras externas, troca de pias e vasos, troca do calçamento, construção de uma nova guarita.
 O recurso investido para a realização dessa obra é de R$ 1.181.818,18.

Histórico

Edificado na gestão do prefeito Fausto Fernandes de Melo, o Ginásio Poliesportivo General Rubens Mário Brum Negreiros revitalizou o segmento esportivo e propiciou a inserção de um novo espaço para atividades culturais da cidade.
O local foi inaugurado no dia 24 de agosto de 1982, como parte das comemorações do aniversário da cidade. Na oportunidade, destacou-se um frondoso brasão do município de Araguari, esculpido em tons de madeira pelo célebre Jolando Spotto.
O ginásio foi fixado no espaço do ATC (Araguari Tênis Clube), a praça de Esportes. A prefeitura optou por uma construção imponente e seu nome foi uma homenagem ao General de Brigada e Coronel da Arma de Engenharia, Rubéns Mário Brum Negreiros, que foi comandante do 2º Batalhão Ferroviário (Batalhão Mauá) ao final da década de 1960.
O oficial esteve à frente da corporação no período da construção da ligação rodoviária com a nova capital Brasília, projeto de demanda da Novacap – Companhia Urbanizada da Nova Capital.
Por sua passagem pela cidade, na época da recente inserção do Batalhão no cenário local, instalado em 10 de maio de 1965, e também no período em que o governo Federal era delegado às forças armadas e sua representatividade era de grande importância, fez que a homenagem foi concretizada anos depois.
O moderno palco do esporte foi edificado conjuntamente ao complexo ATC e incrementou a formação de times de diferentes modalidades para competirem em âmbito estadual e nacional.
O ginásio também oportunizou a apresentação de diversos artistas e grupos de renome, como: Roberto Carlos, Gilberto Gil, Banda Blitz, Titãs, Barão Vermelho, Roupa Nova, Nenhum de Nós, Zé Ramalho, Ivan Lins e 14 Bis.
Na gestão do prefeito Miguel Domingos de Oliveira (1993 a1996), o ginásio passou por ampla reforma, ocasião que teve todo o seu piso trocado por modelo “flutuante”.
Com o investimento, que propiciou a presença de competições de atletas e equipes valorizados nacionalmente, as apresentações artísticas foram limitadas, com o fim de salvaguardar a preservação do piso.
No governo de Marcos Coelho de Carvalho (2009-2012), foi elaborado um projeto de remodelação. As obras foram iniciadas, sendo a fachada do imóvel reduto de grandes intervenções.
Nos anos seguintes as obras foram retomadas e no final de 2020 foram concluídas.

“É com grande alegria que entregamos esta obra. O ginásio atrairá vários eventos esportivos, além de proporcionar um local adequado para a prática e aperfeiçoamento de atividades esportivas” disse o secretário de Esportes, Sebastião Naves.

“Em nossa gestão sempre tivemos o cuidado de aliar o desenvolvimento da cidade, à segurança e à qualidade de vida da população. Entregar o ginásio concluído é muito mais que uma meta, é um sonho realizado. Agradeço a todos que fizeram de tudo para que isso fosse possível” destacou o prefeito Marcos Coelho (PSB).

Foto: secretaria de Gabinete